sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Quer ser salvo? Reconheça seus pecados



“Reconhecer os próprios pecados, reconhecer a nossa miséria, reconhecer o que somos e do que somos capazes de fazer ou ter feito é precisamente a porta que se abre à carícia de Jesus, ao perdão de Jesus, à Palavra de Jesus”.
É um convite à esperança a homilia do Papa Francisco ontem em Santa Marta, mas também um convite a não ceder aos movimentos do orgulho e ter a coragem de admitir que somos pecadores necessitados da graça de Cristo.
É isso que nos leva a salvação: estar ciente da própria miséria, dos próprios limites e admiti-los com sinceridade de coração. É um excelente exemplo o Evangelho da liturgia de hoje, que fala da mulher pecadora que lava os pés de Jesus com suas lágrimas, os unge com perfume e os seca com seus cabelos.
Um gesto humilde que a mulher realiza na casa de um fariseu, "uma pessoa de certo nível e cultura" - disse o Papa - que tinha convidado Jesus porque ele queria ouvir "sua doutrina", para "saber mais". Diante da cena, o fariseu julga a pecadora por sua arrogância e julga também Jesus porque “se fosse profeta, saberia que tipo de mulher era aquela que o tocava”.
Não por maldade, mas porque "não conseguia entender o gesto daquela mulher", disse Francisco, "não conseguia entender os gestos elementares do povo”. Talvez, continuou o Papa, “este homem tivesse esquecido como se acaricia uma criança, como se consola uma idosa. Em suas teorias, em sua vida de governante, não se lembrava dos primeiros gestos da vida, aquele nós todos, quando nascemos, recebemos de nossos pais”.
A 'repreensão' que Jesus dirige ao fariseu é, na verdade, repleta de "humildade e ternura": "Sua paciência, seu amor, o desejo de salvar a todos" - disse o Santo Padre - levaram a lhe “explicar o que fez a mulher e os gestos de cortesia que ele mesmo não fez”.
Mas não foi apenas o dono da casa que se escandalizou com a atitude da pecadora e de Jesus, no local crescia mais e mais o murmúrio que culmina quando Cristo, na frente de todos, diz para a mulher: "Teus pecados estão perdoados! Tua fé te salvou; vá em paz!”
A palavra "salvação" Cristo "só fala à mulher, que é uma pecadora", observou o Papa Francisco. E fá-lo "porque ela foi capaz de chorar por seus pecados, confessar seus pecados, e dizer: "Eu sou uma pecadora, e disse a si mesma”. Não disse àquelas pessoas que não eram ruim, mas eles "achavam que não eram pecadores", porque "pecadores eram os outros: os cobradores de impostos, prostitutas ...".
Em vez disso, "Jesus - comenta o Santo Padre – diz: “Você está salvo, você está salva, você se salvou'- somente para aquele que sabe abrir seu coração e se reconhecer pecador. A salvação somente entra no coração quando nós abrimos o coração na verdade dos nossos pecados”.
Porque esse - reafirma Bergoglio - "é o lugar privilegiado do encontro com Jesus Cristo". Parece um paradoxo ou até mesmo uma "heresia", mas não é só o Papa Francisco que diz, São Paulo também dizia que se vangloriava de duas coisas apenas: "dos seus pecados e de Cristo ressuscitado que o salvou."
Assim, concluiu o Bispo de Roma, é bom que todos aqueles que se sentem pecadores "abram seus corações na confissão dos pecados, ao encontrar Jesus, que deu seu sangue por todos nós." De modo que o Filho de Deus possa dizer a todos como à pecadora: "Vai em paz, a tua fé te salvou!". Porque "você foi corajoso, você foi corajosa a abrir o seu coração a Ele, o único que pode salvar você".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário