segunda-feira, 5 de maio de 2014

Jovens e famílias do Caminho Neocatecumenal se colocam à disposição da Igreja para evangelizar a Ásia

Mais de 15.000 pessoas, das dioceses de Andaluzia, Extremadura, Canarias, Ciudad Real e do sul de Portugal, participaram nesta quinta-feira, festa de São José Operário, do encontro vocacional de jovens e famílias para a Ásia "As duas margens” organizado pelo Caminho Neocatecumenal em Alcalá de los Azules, no sul da Espanha .
A celebração contou com a presença dos líderes internacionais desta pujante realidade eclesial, Kiko Argüello e Padre Mario Pezzi. Foi conduzida pelo bispo de Cadiz, Dom Rafael Zornoza, acompanhado pelo bispo de Asidonia - Jerez, Dom José Mazuelos; arcebispo de Granada, Dom Javier Martínez; pelo bispo de Huelva, Dom José Vilaplana; bispo de Córdoba, Dom Demetrio Fernández; e pelo bispo auxiliar de Sevilla, Santiago Gomez.
O evento chamado de “As duas margens” refere-se aos dois pontos geográficos estratégicos dos iniciadores do Caminho Neocatecumenal. Por um lado a África do Norte, Ceuta, onde Kiko Argüello se reuniu com os líderes desta realidade eclesial da província e visitou o Centro Neocatecumenal construído naquela localidade. E depois, Alcalá de los Azules, em Cádiz.

"Ânimo, vamos transmitir calor!" foram as primeiras palavras de Argüello dirigidas a multidão reunida no Parque de los Alcornocales.
Jovens seminaristas apresentaram as imagens de Cristo do Perdão e de Nossa Senhora do Bom Sucesso, ambas veneradas em Alcalá de los Azules.
"O cristianismo antes de uma moral, um modo de vida, é o anúncio de uma notícia que sempre que é anunciada faz presente a salvação", disse o iniciador do Neocatecumenal durante o anúncio do Kerigma, ou seja, o anúncio da morte e ressurreição de Jesus Cristo.
O objetivo deste encontro é incentivar as vocações entre os jovens para a evangelização na Ásia. Assim, Kiko Argüello manifestou a necessidade de apresentar a Cristo aos países asiáticos, “como João Paulo II anunciou a missão da Igreja para o Terceiro Milênio". Argüello exortou os jovens a se colocarem nas mãos de Deus para deixar de lado a "autonomia moral que impede o homem de fazer a vontade de Deus". Além disso, o iniciador do Caminho Neocatecumenal sublinhou que " todos os cristãos são chamados a anunciar o Evangelho. "
O bispo da diocese anfitriã, Dom Rafael Zornoza assegurou que "a fé é o poder de Deus a nosso serviço. A fé nos dá, pelo batismo, a vida eterna”. Hoje, devemos reconhecer a Cristo, que quis fazer sua a nossa vida, nos ensinou a viver, a sofrer, a trabalhar e a descansar. É o trabalhador, o carpinteiro, o filho de Maria, mas Deus" , afirmou Zornoza.
"Cristo ressuscitou, vamos com Ele! Temos que mostrar o caminho para o céu, para a vida, o caminho dos homens. Temos que viver para anunciar o Evangelho e chamar à conversão", concluiu motivando as vocações entre os jovens presentes. Este pedido de vocações para o sacerdócio foi respondido por cerca de 100 jovens que receberam a bênção dos sacerdotes e cerca de 120 meninas e 100 famílias que se colocaram à disposição para evangelizar a Ásia.
Próximo domingo terá lugar outro encontro vocacional organizado pelo Caminho Neocatecumenal em Santiago de Compostela. E em breve, um terceiro em Valência.
O Caminho Neocatecumental teve os estatutos finais aprovados, em carater definitivo, em 2008. Está presente em 124 países nos cinco continentes, em 1.479 20.432 dioceses e em 6.272 paróquias.
Atualmente conta com 100 Seminários Redemptoris Mater; 2.300 seminaristas diocesanos, que participam desta iniciação cristã e se preparam para o sacerdócio; 1.880 presbíteros diocesanos ordenados; mais de 1.000 famílias em missão distribuídas por 93 países; 92 missio ad gentes.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário