quinta-feira, 22 de maio de 2014

Aparecida recebe I Congresso Americano da Infância e Adolescência Missionária

Nos próximos dias 23, 24 e 25 de maio o Brasil vai receber o I Congresso Americano da Infância e Adolescência Missionária (IAM). São esperadas mais de 700 pessoas para o encontro que será realizado na arquidiocese brasileira de Aparecida, em São Paulo. Deste número, 500 são provenientes de todos os estados do Brasil.
 
Com o tema IAM da América Latina a serviço da missão e lema Vocês são meus amigos (Jo 15,14), o encontro pretende comemorar os 170 anos de fundação das Pontifícia Obra da Infância e Adolescência a serviço do continente americano.
Organizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), o congresso ainda quer estreitar laços entre os assessores e secretários nacionais da Obra para fortalecer a comunhão missionária a que são chamados, seguindo a espiritualidade do fundador da POM, dom Carlos Forbin Janson.
Os congressistas serão recebidos por paróquias e famílias das cidades de Aparecida e Guaratinguetá para a participação de uma rica programação. Haverá painéis temáticos em português e espanhol, fóruns, testemunhos, noite cultural e missa no Santuário Nacional de Aparecida e nas paróquias da localidade.
A Drª J. Baptistine Ralamboarison, secretária-geral da POM, vem diretamente de Roma para participar do congresso, que terá a maior das atividades realizadas no auditório do Santuário Nacional e na Escola Estadual Conselheiro Rodrigues Alves, em Guaratinguetá.

IAM

De 2013 a 2014, a POM celebra o ano da IAM no Brasil. No país, cerca de 30 mil iniciativas atendem 260 mil crianças e adolescentes. Com sede em Brasília, a POM tem coordenadores em todos os estados e no Distrito Federal. O maior desafio atualmente é o aumento do número de coordenações e integração entre elas para que o carisma da POM seja levado a mais pessoas.


POM
A POM é uma instituição da Igreja Católica que procura despertar e promover o espírito missionário universal. Com este carisma, auxilia os organismos eclesiais no fomento do movimento missionário para a evangelização de todos os povos. Entre os objetivos, estão:
- Infundir nos católicos, desde a infância, o sentido verdadeiramente universal e missionário, despertando
a responsabilidade para o compromisso na evangelização em todo o mundo;
- Cooperar com a oração, sacrifícios e testemunho de vida cristã em favor das missões;
- Estimular a coleta eficaz para ajudar todas as missões, segundo a necessidade de cada uma;  recuperando o espírito de solidariedade e partilha fraternas das primeiras comunidades cristãs;
- Suscitar vocações ad gentes e por toda a vida, tanto nas Igrejas de antiga fundação como nas jovens. O   testemunho firme da fé manifesta-se no compromisso, na promoção e apoio das vocações missionárias;
- Organizar, de forma missionária, as comunidades eclesiais em todos os níveis.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário