quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

China: anunciada nova ordenação episcopal

Aconteceu ontem a ordenação episcopal na província de Sichuan (sudoeste da China), a primeira após a excomunhão latae sententiae acontecida na metade deste ano após a ordenação ilegítima de dois bispos. O anúncio é do site Eglises d'Asie (EDA), em 24 de novembro.

De acordo com informações da agência das Missões Estrangeiras de Paris, a festa litúrgica de Santo André (hoje) será a data em que a diocese de Yibin terá seu novo bispo auxiliar, na pessoa do padre Peter Luo Xuegang, 47. Ele será ordenado na catedral do Santíssimo Sacramento pelo bispo local, Dom John Chen Shizhong, 95.

O EDA observa que esta ordenação acontece dentro da igreja "oficial" da China, mas a Santa Sé deu a sua aprovação porque o bispo ordenante está em comunhão com Roma. Já a identidade dos dois outros bispos que estarão ao lado de Dom Chen Shizhong é incerta. De acordo com fontes locais, é provável que participe da cerimônia Dom Paul Lei Shiyin, cuja diocese, Leshan, faz divisa com a de Yibin. Lei Shiyin foi um dos dois bispos ordenados em junho passado sem mandado pontifício, e por isso incorreu em excomunhão latae sententiae.

A ordenação de hoje, se for confirmada, será a primeira realizada na China depois das ordenações não reconhecidas pelo Vaticano, que aconteceram em 29 de junho em Leshan e em 14 julho em Shantou, na província de Guangdong (Cantão). Após aquelas cerimônias, a Santa Sé anunciou não reconhecer os dois novos bispos, que, ao aceitarem sua ordenação sem autorização papal, tiveram a sanção prevista pelo cânone 1382 do Código de Direito Canônico.

De acordo com a agência de notícias, a participação do bispo de Leshan é “altamente provável”, porque Lei Shiyin é o responsável da Associação Patriótica de Católicos Chineses pela província de Sichuan, além de presidente da Comissão Local para Assuntos da Igreja. Dom Lei Shiyin tem relação próxima com as autoridades de Sichuan, que deverão velar pela natureza "patriótica" da nova ordenação através da presença do bispo de Leshan. Na opinião do EDA, vários bispos estão relutantes em participar da cerimônia.

O padre Luo Xuegang e Dom Lei Shiyin se conhecem bem. O padre é sobrinho de Dom Matthew Luo Duxi, que foi bispo de Leshan até 2009, quando morreu. Padre Luo Xuegang, além disso, foi ordenado há exatos 20 anos, em 30 de novembro de 1991, ao mesmo tempo em que o padre Lei Shiyin. Ambos começaram seu trabalho pastoral na diocese de Leshan, até que em maio de 2009 o padre Luo Xuegang foi transferido para Yibin.

O novo bispo foi escolhido em 9 de janeiro de 2010 pelo presbyterium de Yibin, com 14 de 17 votos possíveis, para se tornar o bispo auxiliar de Dom Chen Shizhong. O padre Luo Xuegang é presidente da Associação Patriótica de Yibin e vice-presidente da Comissão Provincial para Assuntos da Igreja.

Eglises d'Asie destaca ainda que a festa de Santo André tem um significado especial para a Igreja na China, especialmente em Sichuan, por causa do padre chinês André Li (1692-1775), que, formado pelos sacerdotes das Missões Estrangeiras de Paris, coordenou sozinho durante muitos anos as atividades da Igreja na província, após a expulsão dos padres estrangeiros na metade dos anos 1700.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário