quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Bento XVI elogia os jovens da Ação Católica

Poucos dias antes do Natal, os jovens da Ação Católica ouviram um especial elogio do papa à sua Iniciativa para a Paz 2012. Para a ocasião, uma delegação da Azione Cattolica Ragazzi (ACR) foi recebida em audiência pelo papa na manhã desta segunda (19).

O plano de paz prevê durante o mês de janeiro o compromisso de muitas crianças e jovens na angariação de fundos para a construção de uma biblioteca e uma área de eventos no Centro piloto Qalauma, em El Alto, Bolívia.

Agradecendo aos jovens pelas felicitações de Natal feitas a ele em nome de toda a Ação Católica italiana, o Santo Padre elogiou a iniciativa prevista para janeiro: “A atenção de vocês não se volta apenas para os colegas de escola e de lazer, mas também para tantos coetâneos que não têm as mesmas oportunidades de bem-estar e de felicidade, porque lhes falta o necessário para viver com dignidade”.

O Santo Padre exortou os membros da ACR a serem "mais sensíveis para com aqueles que precisam de ajuda" e a seguirem o exemplo de Jesus, "que não deixava ninguém sozinho com seus problemas, mas sempre compartilhava suas dificuldades, ajudava e transmitira a força e a paz de Deus".

O convite a Bartimeu (“Levanta-te, Ele te chama”, em Marcos 10, 46) deve ser ouvido "todos os dias", quando os pais chamam os filhos para se levantar, prosseguiu o papa. Por trás de cada chamado desse tipo, "há um chamado de Deus para a vida".

E é justamente com o dom da vida que se manifesta o "primeiro chamado" de Deus aos homens: "Sejam cuidadosos com esse grande presente, apreciem-no, sejam gratos ao Senhor e peçam a ele uma vida feliz para cada menino e menina do mundo: que todos sejam respeitados, sempre, e nunca faltem a eles os meios para viver", completou o Santo Padre diante dos jovens presentes na audiência.

Outros chamados de Deus são o Batismo e a Santa Comunhão, que confirmam o fato de Jesus estar "sempre com vocês no caminho da sua vida".

"Queridos jovens da ACR, respondam generosamente ao Senhor que os chama a ser seus amigos. Ele nunca vai decepcioná-los!". Independentemente do tipo do chamado - casamento, sacerdócio, vida consagrada -, devemos ser sempre "corajosos ao dar uma resposta".

Responder ao Senhor nem sempre é fácil: por isso o papa manifestou sua gratidão aos educadores e aos pais da juventude católica, que "ajudam a responder ao Senhor, a fazer esta viagem junto com vocês".

"O Natal que eu desejo a vocês é este: quando vocês montarem o presépio, pensem que estão dizendo a Jesus: ‘entra na minha vida; eu sempre te ouvirei’", disse Bento XVI.

Na conclusão da audiência, o papa dedicou uma saudação especial de Natal a Dom Domenico Sigalini, assistente eclesiástico geral da Ação Católica, que sofreu em 7 de setembro um sério acidente e ainda está se recuperando.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário