quarta-feira, 8 de abril de 2009

Iraque: outros 5 cristãos assassinados



O arcebispo de Kirkuk alerta sobre uma próxima «escalada de violência»

Cinco cristãos foram assassinados em várias cidades iraquianas nas últimas duas semanas. Assim confirmou o arcebispo de Kirkuk, Dom Louis Sako, nesta segunda-feira, à agência italiana AsiaNews.
Um idoso de 71 anos, a primeira vítima, foi assassinado por alguns desconhecidos que assaltaram sua casa em Kirkuk. As outras vítimas são duas irmãs de meia idade, o proprietário de um restaurante em Bagdá e um mecânico eletricista, assassinado a tiros em sua oficina de Mosul.
Mas a maior preocupação neste momento, explica Dom Sako, é que a retirada das tropas americanas pode gerar um vazio de segurança que poderia conduzir o país a uma guerra civil.
«Ainda não se viu uma verdadeira reconciliação entre os diversos grupos étnicos e religiosos. O exército e a polícia não são capazes ainda de manter a ordem e a segurança no país», explica o prelado, que teme que, nestas circunstâncias, a retirada anunciada das tropas americanas provoque uma desestabilização ainda maior.
«Nesta Semana Santa, oremos pela paz e pela estabilidade do Iraque, e para que o sangue dos mártires possa voltar a trazer a paz. Cristo crucificado e ressuscitado nos pede perseverar e manter nossa presença e testemunho», acrescenta Dom Sako.
Segundo revela esta agência, fontes eclesiásticas no país já haviam advertido há dias que os cristãos continuavam sendo alvo de «organizações criminosas», que antes se amparavam na Al Qaeda para cometer seus ataques contra os cristãos, basicamente para roubar seus bens.
Para Dom Sako, o problema é que esta violência continua impulsionando os cristãos a fugirem do país, «em um êxodo que parece não terminar nunca», o que aumenta ainda mais a insegurança dos que decidem ficar.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário