terça-feira, 28 de abril de 2009

Apesar da suspensão do culto no México, fiéis rezam nas Igrejas

Missa a portas fechadas na Basílica de Guadalupe

Por Sergio Estrada

Um um fato inusitado, a arquidiocese do México suspendeu as celebrações eucarísticas deste domingo, devido à situação que prevalece no país por causa da denominada gripe suína, que está afetando a capital do país, assim como o Estado do México e alguns estados como San Luis Potosí.
Alguns templos da capital abriram, mas somente para que os fiéis rezassem pela erradicação deste mal. Outros elevaram orações para que as autoridades adotem as medidas corretas diante desta emergência. A basílica de Guadalupe não foi a exceção e se levou a cabo a missa dominical às 8h da manhã a portas fechadas.
Acompanhado de membros de Guadalupe, Dom Diego Monroy, reitor do templo mariano mais visitado no mundo, em sua homilia precisou que n«este momento que se vive em nossa nação, é vital a confiança e a esperança no Senhor, que é o único que salva».
Apontou que o Senhor Jesus nos tratou com verdadeiro amor neste momento difícil, não só deste vírus suíno, mas também da mentira, da corrupção, do narcotráfico, da violência, da mentira, da corrupção etc.
Em sua alocução, assegurou que o Senhor é nossa esperança e que se traduz no rosto doce e amável de Santa Maria de Guadalupe. Pediu à Virgem diante desta difícil situação: «Senhora, cobri-nos com vosso manto, livrai-nos deste mal».
Dom Diego Monroy pediu que sigamos pontualmente as indicações das autoridades da saúde, uma vez que também se pediu por elas, já que têm o poder de decidir, para que saibam estabelecer medidas e prioridades para prevenir e ajudar toda a população e em particular – assinalou – os mais vulneráveis.
Em sua mensagem, o reitor guadalupano pediu serenidade e prudência para atuar com muita responsabilidade e assim evitar contagiar ou ser contagiados.
Ao término da homilia se fez uma oração onde se pediu à Virgem morena sua proteção e auxílio para superar logo a epidemia que afeta a nação; também se pediu pelas autoridades, para que saibam estabelecer medidas e prioridades para prevenir e ajudar a população.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário