A presidência do Conselho de Conferências Episcopais da Europa (CCEE) divulgou nesse final de semana um comunicado em que chama à solidariedade da Europa com os refugiados que chegam ao continente.
O documento está firmado pelos cardeais Péter Erdő, arcebispo de Esztergom-Budapest, Josip Bozanić, arcebispo de Zagreb, e Jean-Pierre Ricard, arcebispo de Bordeaux, presidente e vice-presidentes do CCEE.
“É-nos conhecida a comovedora afluência de emigrantes que chegam à Europa, especialmente vindos da Líbia, afetada pela guerra”, afirma o comunicado.
No entanto, os bispos advertem que não é um problema só para a Itália, já que “as massas de prófugos desembarcam em costas italianas”.
Este problema “não afeta só uma nação, mas apela à solidariedade, também institucional, de todos os povos do continente europeu, como também das estruturas da União Europeia e dos demais organismos continentais”.
Por isso, os bispos reclamam “a participação efetiva de todos os responsáveis para a solução deste problema verdadeiramente grave e urgente”.
“Devemos ver em cada pessoa humana a inalienável dignidade da criatura que leva em si a imagem de Deus”, afirmam os bispos. “Somos também responsáveis pela salvaguarda da ordem legal e respeitosa da dignidade de todas as pessoas nos países de nosso continente.”
Os prelados pedem ainda solução para o conflito líbio: “rezamos para que as armas cedam espaço à razão e ao diálogo”.
Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário