sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Fátima: Espetáculo «O dia em que o sol bailou» vai ser apresentado na Póvoa do Varzim

A ‘Vortice Dance Company’ vai apresentar entre hoje e este domingo o espetáculo “Fátima, o dia em que o sol bailou” no Cine-Teatro Municipal Garret, na Póvoa de Varzim, após ter sido apresentado em Fátima e Bragança.
De acordo com um comunicado da assessoria de imprensa da companhia, a base temática do espetáculo multidisciplinar apresentado pela ‘Vortice Dance Company’ é o contexto social e cultural das aparições de Fátima, bem como o reflexo desses acontecimentos no tempo presente.
A companhia vai subir ao palco do Cine-Teatro Municipal Garret hoje às 21h30; este sábado às 15h30 e 21h30 e no domingo às 21h30.
O título - ‘Fátima, o dia em que o sol bailou’ - remete para a última aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria, a 13 de outubro de 1917, e o projeto cruza várias “disciplinas artísticas” como o vídeo, a figuração em holograma, a cenografia 3D e figurinos recicláveis, que procuram “amplificar” o movimento da dança.
À Agência ECCLESIA, o diretor artístico Rafael Carriço comentou que o objetivo é “dizer a mensagem de Fátima” através de novas disciplinas, esperando que o público “adira” ao espetáculo.
“A mensagem toca todos, acreditando-se ou não, porque é enorme em termos de conteúdo. As pessoas podem esperar ver coisas que já viram, mas ditas de uma forma diferente”, explicou por sua vez Cláudia Martins,  coreógrafa e bailarina, antes da apresentação em Fátima, a 13 de maio.
Depois de Fátima, Bragança e Póvoa do varzim, a Vortice Dance Company ruma por exemplo ao Brasil onde vai passar por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Natal, entre outras.
O espetáculo ‘Fátima, o dia em que o sol bailou’ foi encomendado pelo Santuário de Fátima no contexto da celebração do Centenário das Aparições (1917-2017) e estreou a 13 de maio, no grande auditório do Centro Pastoral de Paulo VI. 
A ‘Vortice Dance Company”, que este ano completa 15 anos, está sediada em Fátima e essa ligação reflete-se no trabalho agora realizado; A primeira encomenda do Santuário mariano à companhia de dança ocorreu em 2006, com a peça ‘A solo com os anjos’, desenvolvida para as celebrações dos 90 anos das aparições do anjo na Cova da Iria.
CB/PR - Agência Ecclesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário