quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Assis: Papa visita a terra de São Francisco

O Papa Francisco visita esta quinta-feira, 04 de agosto a igreja da Porciúncula, em Assis, onde se encontra a Basílica de Santa Maria dos Anjos, no contexto do 8.º centenário do “Perdão de Assis”.
De acordo com o programa divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa vai ter ter momentos de oração pessoa, uma meditação pública e o encontro com os frades franciscanos que estão na enfermaria provincial.
40 minutos depois de descolar do heliporto do Vaticano, às 15h40 (menos uma hora em Lisboa), o Papa chega a Assis e aterra no campo de futebol ‘Migaghelli’ onde vai ser recebido pelo bispo de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino, D. Domenico Sorrentino, e autoridades civis, o presidente da Região da Umbria e os responsáveis políticos de Assis e Perúgia.
Depois, Francisco viaja para a Basílica de Santa Maria dos Anjos e na capela da Porciúncula faz uma oração em silêncio apresentando após esse momento uma catequese a partir do Evangelho de São Mateus (18,21-35).
No convento da Ordem dos Frades Menores o Papa vai cumprimentar os bispos presentes e os Superiores Gerais da ordem mendicante e após essa receção vai à enfermaria onde vai estar com os religiosos doentes e os seus assistentes.
Segundo o programa, às 18h00 o Papa argentino vai saudar os fiéis na praça em frente à Basílica de Santa Maria dos Anjos e passado 15 minutos regressa ao campo de futebol "Migaghelli’’ para regressar aos Vaticano onde chega às 19h00 (menos uma hora em Lisboa).
O Papa Francisco já visitou Assis a 4 de outubro de 2013, sendo o primeiro pontífice, em oito séculos, a visitar a 'sala do despojamento' de São Francisco, o santo que o inspirou na escolha do nome para o pontificado.
visita ao local que é considerado o centro do franciscanismo acontece no contexto do Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo pontífice argentino.
A pequena igreja da Porciúncula (pequena porção, em italiano) foi a terceira a ser restaurada por São Francisco de Assis, antes de fundar a Ordem dos Frades Menores (franciscanos) em 1209.
Em 1216, numa visão, São Francisco obteve o chamado “perdão de Assis”, uma indulgência aprovada posteriormente pelo Papa Honório III.
Na edição de setembro-outubro da revista Bíblica, dos Franciscanos Capuchinhos, frei Lopes Morgado explica que o “Perdão de Assis” surgiu na sequência de uma “visão de Jesus e da Virgem Maria” por São Francisco quando estava a rezar na igreja da Porciúncula.
“Foi-lhe perguntado que graça desejava, uma vez que tinha rezado tanto pelos pecadores. Francisco respondeu pedindo que fosse concedido o perdão completo de todas as culpas a quem, confessado e arrependido, visitasse aquela igreja”, explica frei Lopes Morgado, acrescentando que esse pedido foi concedido, na condição de “se dirigir ao Papa, como vigário de Cristo na terra, para pedir a instituição de tal indulgência”.
São Francisco apresentou esse pedido ao Papa Honório III, que permitiu a possibilidade de indulgência no dia 2 de agosto, livrando “da culpa e da pena no céu e na terra, desde o dia do batismo até ao dia e hora da entrada nesta igreja”, primeiro só igreja da Porciúncula, depois alargando-se a todas as igrejas franciscanas e, sucessivamente, a todas as igrejas paroquiais, mantendo-se “a data da celebração e o nome”, indica frei Lopes Morgado na revista Bíblica.
OC/CB/PR - Agência Ecclesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário