quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Brasil: Cardeal do Rio de Janeiro fala em povo «cansado» de crise política



O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, disse à Rádio Vaticano que o povo brasileiro está “cansado” da crise política gerada pelo processo de ‘impeachment’ (impugnação) da presidente Dilma Rousseff.
A presidente suspensa respondeu esta segunda-feira no Senado, perante os senadores brasileiros, durante mais de doze horas.
D. Orani João Tempesta sublinhou que “o país, o povo já está cansado de viver tantas situações assim, tantos problemas”.
“Para continuar na democracia, temos a responsabilidade de construir um país melhor”, prosseguiu o responsável católico.
Após o depoimento, o julgamento do ‘impeachment' prossegue com os debates entre a acusação e a defesa, os pronunciamentos dos senadores e a votação.
“Tudo que aconteceu no Senado Federal era esperado, nada acrescentado àquilo que já havia sido dito e debatido”, assinala o arcebispo do Rio de Janeiro.
O cardeal considera que a população “deseja que o Brasil melhore, que haja emprego, que melhore a economia do país”.
“O povo sente na pele a dificuldade de emprego, a dificuldade para poder pagar as contas no fim do mês, preocupação com a instabilidade política, economia e deseja realmente que as coisas sejam transformadas”, prosseguiu.
Dilma Rousseff fez pessoalmente a sua defesa na câmara alta do Congresso brasileiro, num processo em que é acusada de editar créditos suplementares em 2015 e de usar dinheiro de bancos federais em programas do Tesouro.
Para D. Orani João Tempesta, é ao Senado que compete “dar estes passos” no respeito pela Constituição do Brasil, dando possibilidade de defesa a quem é acusado.
“Se for mantido o previsto pela legislação brasileira, pela Constituição, seguindo o rito de acordo com a legislação, realmente vai vencer a democracia, sem dúvida nenhuma”, concluiu.
Dilma Rousseff afirmou na sessão de segunda-feira que não cometeu crimes e pediu justiça aos senadores.
OC - Agência Ecclesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário