quinta-feira, 21 de agosto de 2014

São Pio X



"Renovar todas as coisas em Cristo" era o lema do Papa Pio X, que nasceu no dia 02 de junho de 1835 na aldeia de Riese, localizada na província de Treviso ao Norte da Itália. Batizado com o nome Giuseppe Melchiorre Sarto era o segundo dos dez filhos de Giambattista Sarto e Margarida Sanson. Levavam uma vida simples no meio rural, mas Giuseppe, sempre dedicado aos estudos, desde cedo aspirava ao sacerdócio.
Com o falecimento de seu pai, sob a orientação da mãe, continuou seu percurso rumo ao sacerdócio, sendo ordenado em 18 de setembro de 1858 aos 23 anos. Sua trajetória deu-se rapidamente, vindo a ser Capelão, Reitor do Seminário de Treviso, Chanceler e Vigário e no ano de 1884 foi sagrado Bispo de Mântua e em 1896 Patriarca de Veneza. E, assim, no 04 de agosto de 1903 foi eleito Papa sucedendo ao Papa Leão XIII.
Seu pontificado durou 11 anos. Foram tempos de grande força e fecundidade para a Igreja que atravessava uma época de grandes desafios impostos pelo laicismo e modernismo. Foram escritos mais de 3.000 documentos oficiais e 16 encíclicas no intuito de reformar a Cúria Romana em sua disciplina e espiritualidade, restabelecer a música sacra, administração e zelo com a primeira comunhão e comunhão diária e formação integral do povo de Deus, ao qual, com veemência, se referia: “É inútil esperar que quem não tem formação possa cumprir os seus deveres de cristão”. Extremamente dedicado à catequese e firme na doutrina, não discorria de sublime mansidão, tanto que seu secretário, o Cardeal Merry del Val, descrevia:”...de modo feliz combinada com a ternura de seu coração paternal, possuía uma indomável energia de caráter...”
Pio X possuía o dom de cura e era conhecido pelos milagres que realizava na simplicidade e caridade própria dos santos. Fundou no Brasil a Diocese de Taubaté e a Arquidiocese de Aracaju. Em virtude da Primeira Guerra Mundial que assolava a comunidade mundial, seu estado de saúde agravou-se e veio a falecer no dia 20 de agosto de 1914. Foi beatificado em 1951 e canonizado no dia 03 de Setembro de 1954 pelo Papa Pio XII.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário