terça-feira, 12 de agosto de 2014

Santa Joana Francisca de Chantal



“Sede totalmente fiéis a Deus e experimentá-lo-eis” ensinava Joana Francisca Fremyot de Chantal que nasceu em Dijon na França no dia 28 de janeiro de 1572. Filha de Benigno Frémiot e Margarida de Berbizy foi batizada e recebeu desde cedo sólida formação cristã. Admirável em sua espiritualidade a pequena Joana era incisiva quanto ao protestantismo que assolava sua época. Seu pai certa vez recebeu um protestante que sem sucesso argumentou com Joana e ao lhe dar caramelos ouviu da pequena menina de cinco anos: “Vede, senhor, vede. Assim arderão os hereges no fogo do inferno por não quererem crer nas palavras de Nosso Senhor!”
Quando jovem recusou o casamento com um nobre por este ser calvinista e veio a casar-se com Christophe de Rabutin, o barão de Chantal e viveu assim austera vida de santidade. Em sua casa era celebrada a missa todos os dias, catequisava seus empregados e zelava e acolhia os pobres tornando-se conhecida como a “Santa Senhora”. Teve seis filhos dos quais dois faleceram. Aos 28 anos ficou viúva e fez o voto de castidade dedicando-se à educação dos filhos e à caridade.
Em 1604 conheceu São Francisco de Sales na cidade de Dijon e este percebeu na jovem, traços de santidade, acolhendo-a como seu diretor espiritual. Francisco, através de Joana concretizava seu projeto de uma congregação para mulheres. Após o crescimento de seus filhos, Joana foi para a cidade de Annecy e lá, com outras três jovens, iniciou a congregação que ficou conhecida como Ordem da Visitação de Santa Maria. São Francisco de Sales as instruiu nas virtudes da pobreza e obediência e foram crescendo em graça e santidade. Joana passou por diversas provações físicas e espirituais com tamanha serenidade que São Vicente de Paulo narra: “Em meio a tão grandes sofrimentos, jamais perdeu a serenidade nem esmoreceu na plena fidelidade que Deus lhe exigia. Por isso a considero como uma das almas mais santas que encontrei sobre a terra”.
Foram fundadas cerca de 65 casas e no dia 13 de dezembro de 1641 na cidade de Moulins faleceu. Foi beatificada por Bento XIV no dia 13 de novembro de 1751 e canonizada por Clemente XIII em 16 julho de 1767.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário