quarta-feira, 13 de agosto de 2014

China: vigário episcopal é solto depois de 8 anos de prisão

Padre José Lu clérigo, sacerdote de 52 anos, foi libertado depois de oito anos de isolamento e reclusão. A Agência AsiaNews recordou que "tinham sido detidos sem julgamento em 2006 e levado para um lugar desconhecido". O padre, que pertence à comunidade não-oficial (subterrânea) de Baoding (Hebei), não querendo aderir à Associação Patriótica, frequentemente tem sofrido detenções ao longo de sua vida.
De acordo com AsiaNews a primeira foi no dia 5 de abril - domingo de Ramos - de 1990, o ano da sua ordenação. Depois, foi preso antes da Páscoa no 2001, e permaneceu por três anos em um campo de trabalho Provincial Gao Yang, na região do Hebei. Foi solto solto e preso novamente logo após, em maio de 2004, por um período não especificado. Finalmente, em 2006, foi levado a vários lugares secretos. Nos últimos tempos estava preso na Escola do Partido Comunista em Baoding.
Padre Lu tinha as funções de vigário episcopal da diocese, após as prisões em 1996 e em 1997 dos dois bispos clandestinos Mons. Tiago Su Zhimin e Francisco An Shuxin. Este último foi persuadido pelas autoridades e se juntou à Associação Patriótica.
Fontes da agência AsiaNews afirmam que foi justamente Mons. An que pediu constantemente às autoridades a liberação do Padre Lu, sem impor-lhe qualquer condição (se inscrever no clero oficial, na Associação Patriótica, etc, ...). Fontes próximas a mons. An afirmam que o padre Lu não teve que submeter-se a quaisquer condições ou a entrada para a Associação Patriótica. Após a sua libertação, ocorrida em 9 de agosto, o padre Lu está como hóspede na casa do bispo An, perto da Catedral de Baoding.
Da cidade de Baoding ainda está desaparecido o bispo ordinário, Mons. Su, que desapareceu em 1996 nas mãos da polícia e, sem julgamento, está preso em algum lugar desconhecido. Também dois sacerdotes, pe. Liu Honggeng e pe. Ma Wuyong estão na prisão porque, em obediência ao Papa, se recusam a aderir à Associação Patriótica.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário