domingo, 10 de agosto de 2014

A visita do papa aos pentecostais foi uma grande vitória espiritual

O pastor Jorge Himitian considerou que o papa foi “muito corajoso” ao visitar abertamente uma comunidade cristã não católica no último dia 28 de julho. O religioso, que conhece Bergoglio há anos e mantém um vínculo estreito com ele, viajou especialmente para participar da visita do pontífice à comunidade pentecostal e contou as suas impressões durante uma entrevista à agência AICA. Himitian avalia o encontro como “uma grande vitória espiritual”.


AICA: Quanto Francisco está colaborando para diminuir as controvérsias e as barreiras entre as confissões cristãs?

Pastor Himitian: Muitíssimo. Mas não por ter discutido sobre as nossas diferenças; nunca fizemos isso; e sim porque encontramos nele um homem espiritual, um verdadeiro cristão. Vemos nele o evangelho encarnado, a sua humildade, o seu amor pelas pessoas, a sua aproximação dos pobres, a sua vida de oração, a sua valentia, a sua coragem profética para enfrentar os corruptos, sejam do governo, sejam da cúria; a sua firmeza contra os pedófilos, contra os estupradores, contra a máfia e contra outros tantos males.

AICA: Por quais caminhos você acha que a unidade dos cristãos deverá transitar?

Pastor Himitian: No passado, foi colocada muita ênfase nas nossas diferenças teológicas, eclesiológicas e litúrgicas. Sem ignorar que tudo isso tem a sua importância e o seu lugar, e que um dia chegaremos a harmonizar as nossas diferenças à luz da Palavra de Deus, nós hoje acreditamos que temos que priorizar o seguinte: aqueles de nós que se chamam de cristãos têm que ser cristãos de verdade, ter uma conduta santa, amar a Deus e amar o próximo.

AICA: E qual é o lugar de Francisco em tudo isso?

Pastor Himitian: Ele tem profundas e firmes convicções teológicas, do meu ponto de vista, mas ele não é um reformador da teologia. Ele é um revolucionário. Ele está encarando uma revolução na Igreja, propondo que os cristãos encarnem o evangelho, vivam as bem-aventuranças, sejam como Cristo, mediante a força transformadora do Espírito Santo. E é isto o que mais nos agrada nele e o que nos fez baixar a guarda.

AICA: Você acha possível um reencontro com Roma? Nesse caso, é mais viável com as igrejas evangélicas ou com as igrejas orientais?

Pastor Himitian: Eu acho possível um reencontro com a única cabeça da Igreja, que, segundo a bíblia, é Jesus Cristo. E não só acho possível como, na minha convicção e fé, vai acontecer. O apóstolo Paulo declara que Deus se propôs a voltar a unir tudo sob uma só cabeça, que é Cristo. E eu estou convencido de que Deus é Todo-Poderoso e o fará. Todos nós temos erros e acertos: os católicos, os evangélicos e os ortodoxos. Temos que permitir que a verdade da Palavra de Deus, no poder e na revelação do Espírito Santo, nos santifique e nos livre dos nossos respectivos erros. Deste modo, a unidade perfeita que Jesus pediu ao Pai se realizará.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário