quarta-feira, 13 de julho de 2016

Fátima: Peregrinação aniversária de julho recorda vítimas da violência, da pobreza e da fome

O bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, abriu a peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de julho no Santuário de Fátima destacando a mensagem de Maria que convoca todos os homens à "solidariedade".
Durante a missa que abriu a peregrinação, esta terça-feira à noite, o prelado recordou as pessoas “vítimas de violência, e todos quantos são “perseguidos pela fé, pelas ideias, ou simplesmente pela cor da pele”.
D. Nuno Almeida, que preside às cerimónias deste ano, lembrou também as “famílias afetadas pelo desemprego, que passam por dificuldades, e as que choram a perda trágica, física ou moral, de seus filhos”.
Ainda os homens, mulheres e crianças que “passam fome, num mundo que se dá ao luxo de todos os dias deitar fora toneladas de alimentos”.
Segundo o bispo auxiliar de Braga, a mensagem de Fátima é um desafio a ler os acontecimentos da História com a “consciência de que é possível mudá-la a partir de dentro, com a força do amor e da oração”.
“Nossa Senhora foi mestra dos Pastorinhos na compaixão: com ela, eles aprenderam a abrir o coração à universalidade do amor, a participar no amor misericordioso de Jesus pela humanidade ferida, sobretudo pelos sofredores e pelos pobres pecadores que somos todos nós”, apontou.
A peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de julho recorda a quarta aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos Francisco, Jacinta e Lúcia.
O evento tem este ano como tema ‘Em Vós está a fonte da vida’, e em resposta a um desafio lançado pelo Papa Francisco, tem nas suas intenções a paz na Síria.
De acordo com dados divulgados pelo Santuário de Fátima, inscreveram-se para a missa internacional desta terça-feira, no recinto de oração, 16 grupos de peregrinos.
Para esta quarta-feira, estão inscritos na celebração final da peregrinação 41 grupos de peregrinos de 19 países, sendo que o contingente mais numeroso é proveniente de Itália, com 10 grupos presentes.
JCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário