quarta-feira, 15 de maio de 2013

Papa a padres e bispos: lutar contra tentação do dinheiro e da vaidade



Rezem para os padres e bispos, para que não cedam à tentação do dinheiro e da vaidade. Esse foi o pedido do Papa Francisco na homilia da missa desta manhã, na Casa Santa Marta.
O Papa centrou sua homilia na passagem dos Atos dos Apóstolos em que Paulo pede que os anciãos da Igreja de Éfeso cuidem de si e do rebanho, como pastores atentos aos lobos.
“Um bispo não é bispo para si mesmo, é para o povo; e um padre não é sacerdote para si mesmo, é para o povo: para o seu serviço, para fazê-lo crescer, para pastorear o povo, o próprio rebanho”, afirmou Francisco.
O Papa pediu que os católicos rezem pelos padres e bispos, porque “também o bispo e o sacerdote podem ser tentados”.
Mas quais seriam essas tentações? Segundo o Papa, Santo Agostinho fala de duas: a riqueza e a vaidade.
Francisco afirmou que “quando um sacerdote, um bispo está atrás de dinheiro, o povo não o ama, e isso é um sinal. Mas ele mesmo termina mal.”
São Paulo recorda ter trabalhado com as próprias mãos, “não tinha uma conta no banco, trabalhava. E quando um bispo, um sacerdote vai pelo caminho da vaidade, entra no espírito do carreirismo – e faz muito mal à Igreja –, faz o ridículo no final, se envaidece, gosta de deixar-se ver, todo poderoso... Mas o povo não ama isso”.
O Papa indicou a leitura e a oração sobre os versículos 28-30, do capítulo 20 dos Atos dos Apóstolos:
“Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue. Sei que depois da minha partida se introduzirão entre vós lobos cruéis, que não pouparão o rebanho. Mesmo dentre vós surgirão homens que hão de proferir doutrinas perversas, com o intento de arrebatarem após si os discípulos.”
 
Fonte: Aleteia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário