quarta-feira, 6 de maio de 2009

22.308 novos católicos na China desde começo do ano



O número de batismos está em alta

Numerosos estudos indicam há anos: a China vive um «despertar das religiões» e, se a sede espiritual dos chineses «beneficia» todas as religiões e movimentos religiosos, parece que são as Igrejas cristãs, especialmente as protestantes, que atraem o maior número de novos crentes.
Um artigo recentemente publicado pelo jornal católico Xinde («A fé»), citado por Eglises d'Asie, informa que a Igreja Católica não se mantém à margem desta tendência e indica que o número de batismos está em alta, dado que a Igreja sabe mostrar-se empreendedora no campo da evangelização.
Onde as catástrofes naturais, tais como o terremoto de Sichuan, fazem estragos, o número de catecúmenos está também em crescimento.
Em um artigo publicado em 22 de abril, Xinde, que se edita em Shijiazhuang (Hebei), indica que, desde o começo deste ano, 22.308 pessoas foram batizadas na fé católica na China.
Este cálculo recolhe dados proporcionados por 90 das 97 dioceses da parte «oficial» da Igreja e, portanto, não leva em conta os batismos administrados na parte «clandestina» da Igreja.
Indica que os números comunicados por certas dioceses são incompletos e só refletem os batismos celebrados nas paróquias dos grandes centros urbanos.
Seja como for, o número de batizados aumentou este ano cerca de 40% em comparação com os números do ano passado.
Concretamente, parece estranho que uma catástrofe natural, como o terremoto que arrasou uma parte de Sichuan, em maio de 2008, contribua para levar novos fiéis à Igreja. Mas o jornal informa que, com 390 batizados, o número de novos católicos se duplicou neste ano na diocese de Chengdu.
Segundo o Pe. Peter Wu Xianliang, de Chengdu, as pessoas que viveram a provação deste terremoto experimentam uma maior necessidade de apoio espiritual e religioso.
Na diocese vizinha de Chongging, também duramente atingida pelo sismo, foram realizados 1.400 batismos na Páscoa, o que supõe um número três vezes superior ao do ano passado.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário