terça-feira, 8 de novembro de 2016

Papa diz estará em Fátima nos dias 12 e 13 de maio

O Papa Francisco disse hoje à irmã Júlia Bacelar Gonçalves, religiosa portuguesa das Irmãs Adoradoras, que vai estar em Fátima nos dias 12 e 13 de maio de 2017.
Num texto publicado na rede social ‘Facebook’, a irmã Júlia Bacelar conta que entregou ao Papa uma bandeira de Portugal e disse que “significa o amor do povo português e a esperança de o ver em Fátima no dia 13 de Maio”.
“Ele apertou as minhas mãos e disse: ‘vou no dia 12… Vemo-nos lá’”, acrescenta a religiosa.
Em declarações à revista ‘Família Cristã’ a irmã Júlia Bacelar disse que a audiência do Papa Francisco aconteceu no âmbito da assembleia da RENATE (Religious in Europe Networking Against Trafficking and exploitation), em que está a participar.
“No final, cumprimentou-nos uma a uma, e quando falei com ele, entreguei-lhe uma bandeira de Portugal dizendo-lhe que ela significa o amor do povo português e a esperança de o ver em Fátima no dia 13 de Maio. Ele apertou as minhas mãos e disse: ‘Vou dia 12 à noite... Vemo-nos lá", e olhou para o secretário, que acenou com a cabeça a confirmar’, recorda a religiosa.
“Algumas das irmãs que estavam comigo disseram que ao ouvir o nome de Fátima, o seu rosto iluminou-se... sei que isto vale o que vale, mas foi o que me disse hoje”, acrescentou.
Em declarações à Rádio Renascença, o presidente da República considera que a presença do Papa no dia 12 e 13 de maio, será um “desejo cumprido” dos portugueses.
“A confirmar-se, corresponde a um desejo manifestado quer diretamente a Sua Santidade, quer ao secretário de Estado, cardeal Parolin, quando esteve cá, que era que não perdesse a procissão das velas, no dia 12, o que implicava vir dia 12 e sair dia 13, à tarde”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.
Na peregrinação a Fátima de 12 e 13 de outubro, presidida pelo cardeal Pietro Parolin, o bispo de Leiria-Fátima pediu ao secretário de Estado do Vaticano que transmitisse ao Papa o desejo de o ver na Cova da Iria, em maio de 2017, no Centenário das Aparições.
“Queremos acender aqui com ele [o Papa] as velas acesas da nossa fé, queremos rezar com ele aqui os mistérios de Cristo, recitando o Rosário, queremos cantar com ele o magnificat da misericórdia, que é o tema do seu pontificado, aquela misericórdia que Nossa Senhora anunciou aqui para toda a humanidade”, afirmouD. António Marto, numa intervenção aplaudida pelos milhares de peregrinos reunidos no Santuário de Fátima.
A tradicional procissão das velas acontece na celebração da vigília [dia 12] das peregrinações internacionais na Cova da Iria, após a recitação do Rosário, na Capelinha das Aparições.
A viagem do Papa a Portugal ainda não está confirmada oficialmente pelo Vaticano.
Francisco será o quarto Papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI (13 de maio de 1967), João Paulo II (12-15 de maio de 1982; 10-13 de maio de 1991; 12-13 de maio de 2000) e Bento XVI (11-14 de maio de 2010).
São João Paulo II cumpriu ainda uma escala técnica no Aeroporto de Lisboa (2 de março de 1983), a caminho da América Central.
PR - Agência Ecclesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário