quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Liberdade Religiosa: Congresso sobre a figura e as 95 teses de Martinho Lutero

A figura de Martinho Lutero e as suas 95 teses vão ser objeto de reflexão num congresso internacional, a realizar em novembro do próximo ano e que foi apresentado, esta quarta-feira, em Lisboa.
Com o título «Um construtor da modernidade: Lutero – Teses – 500 anos», este congresso internacional pretende estudar a figura deste “homem reformista” que marca o “nascimento de uma nova Europa”, referiu José Eduardo Franco, membro da comissão científica desta iniciativa.
A modernidade faz-se a partir de “um desejo e de um grito” de reforma em vários campos onde a reforma de Lutero “é uma dessas correntes que ele acaba por liderar”, disse.
Enquanto “muitos outros atores e autores ficaram esquecidos”, todavia Martinho Lutero (1483-1546) representa esse espírito com as diferentes reformas que foram “construtoras da modernidade”.
Com a realização do congresso pretende-se “lançar o olhar sobre a modernidade e o mundo que a partir daquele momento se gerou” e que marca os “homens de hoje”, salientou José Eduardo Franco.
Na apresentação do congresso internacional que contou também com intervenções de Guilherme d´Oliveira Martins, José Vera Jardim e Tiago Cavaco, José Eduardo Franco realça que esta iniciativa reúne “várias áreas do saber numa constelação multitemática”.
A influência de Martinho Lutero vai da “Teologia, ao Direito, à Economia” e marcou “uma nova visão da Europa”, disse.
LFS - Agência Ecclesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário