quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Assis 2016: Religiões unidas na condenação do terrorismo e do fundamentalismo

O Papa Francisco e os líderes religiões que se reuniram hoje na cidade italiana de Assis assinaram uma declaração conjunta pela paz na qual rejeitam o terrorismo e o fundamentalismo.
“A paz é o nome de Deus. Quem invoca o nome de Deus para justificar o terrorismo, a violência e a guerra, não caminha pela sua estrada: a guerra em nome da religião torna-se uma guerra contra a própria religião”, refere o ‘Apelo pela Paz’ assinado no final do encontro inter-religioso que decorreu desde domingo, concluído hoje na presença de Francisco.
“Com firme convicção, reiteramos que a violência e o terrorismo se opõem ao verdadeiro espírito religioso”, acrescenta o documento.
O texto foi lido publicamente após testemunhos de uma refugiada e líderes religiosos, além de um minuto de silêncio em memória das vítimas da guerra e do terrorismo.
O ‘Apelo pela Paz 2016’ foi entregue simbolicamente a um grupo de crianças, que levaram vários exemplares a responsáveis políticos e diplomáticos presentes em Assis.
“Colocamo-nos à escuta da voz dos pobres, das crianças, das gerações jovens, das mulheres e de tantos irmãos e irmãs que sofrem por causa da guerra; com eles, bradamos: Não à guerra!”, referem os signatários do documento.
Os representantes das várias confissões religiosas evocam o “o grito de dor de tantos inocentes” e pedem à comunidade internacional que trave “a ganância de quem trafica armas” e combatam situações de “pobreza, injustiça e desigualdade”.
A declaração conjunta recorda o 30.º aniversário do encontro inter-religioso pela paz promovido pelo Papa João Paulo II, também em Assis, que deu início a uma “longa peregrinação” de diálogo, contra “todas as formas de violência e abuso da religião para justificar a guerra e o terrorismo”.
O texto deixa votos de que se abra um “tempo novo” para que o mundo globalizado se torne uma “família de povos”.
“Nada é impossível, se nos dirigimos a Deus na oração. Todos podem ser artesãos de paz; a partir de Assis, renovamos com convicção o nosso compromisso de o sermos, com a ajuda de Deus, juntamente com todos os homens e mulheres de boa vontade”, acrescentam os líderes religiosos.
O encontro concluiu-se simbolicamente com uma cerimónia em que foram acesas várias velas pela paz, num candelabro, e um abraço entre os presentes.
OC - Agência Ecclesial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário