sexta-feira, 24 de junho de 2016

“A paz é uma condição para a segurança alimentar”, disse diretor da FAO

“Fundamentalmente  eu fiz ao Papa uma ‘prestação de contas’ dos trabalhos conjuntos que a FAO tem feito com a Santa Sé. Basicamente dois grandes tópicos: a relação entre paz e migração, e a segurança alimentar”, disse à Rádio Vaticano o Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, que hoje pela manhã foi recebido pelo Papa Francisco.
Segundo Graziano a situação dos países pobres “Só começa a melhorar quando se consegue a paz. De modo que a paz é uma condição para a segurança alimentar mas também a segurança alimentar é uma condição para manter a paz”.
O diretor da FAO apresentou ao Papa umas propostas sobre o tema da migração no Mediterrâneo. “Eu fui propor ao Papa uma iniciativa junto com outras agências da ONU, de construir um tipo de borda no litoral do Mediterrâneo, de pontos de apoio para estes jovens que querem migrar”, explicou à Rádio Vaticano.
Referindo-se à América Latina, Graziano disse que “O Papa manifestou uma preocupação especial com a crise que enfrenta a América Latina. Não é só o Brasil. O Brasil talvez seja a cara mais visível desta crise. Mas, em geral, um retrocesso na América Latina. O esgotamento do ciclo das commodities primarias da exportação levou a uma crise generalizada na região”.
“Isso – na visão da FAO e do Papa – em grande parte, também se deve a uma visão dos governos que vão ganhando as eleições na América Latina de que não é mais necessário manter estes programas”.
Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário