sábado, 27 de fevereiro de 2016

O patriarca da Igreja Ortodoxa da Etiópia está em Roma para encontrar o papa

Sua Santidade Abuna Matias I, patriarca da Igreja ortodoxa Tewahedo da Etiópia, chegou hoje a Roma para encontrar o papa Francisco. A audiência será nesta segunda-feira, 29 de fevereiro, último dia da viagem do patriarca, que se reunirá também com o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e visitará o túmulo do Apóstolo Pedro. No domingo, 28 de fevereiro, ele celebrará a divina liturgia com a comunidade etíope em Roma, na capela do Colégio Urbano.
Abuna Matias foi eleito patriarca da Igreja ortodoxa Tewahedo da Etiópia em 28 de fevereiro de 2013. De acordo com uma antiga tradição, recordada em nota pelo dicastério para a unidade cristã, o primeiro grande evangelizador dos etíopes foi São Frumêncio, cidadão romano de Tiro que havia naufragado na costa africana do Mar Vermelho. Frumêncio foi ordenado bispo por Santo Atanásio e depois voltou à Etiópia para promover a evangelização do país.
A Igreja ortodoxa etíope pertence à “família” de “Igrejas ortodoxas orientais”. Única em seu gênero, esta Igreja tem mantido várias práticas judaicas, como a circuncisão, o respeito das regras alimentares e a observância do shabbat do sábado e do domingo. A liturgia etíope tem origem alexandrina (copta) e é influenciada pela tradição siríaca. A liturgia continuou a ser celebrada na antiga língua ge’ez até muito recentemente.
Hoje, uma tradução da liturgia em amárico moderno é cada vez mais utilizada nas paróquias. Continua havendo uma forte tradição monástica. A Igreja conta com 35 milhões de fiéis, existindo também uma grande comunidade em Roma.
Quanto às relações com a Igreja católica, diz a nota, elas são cordiais e estão se intensificando. O patriarca anterior, Abuna Paulos, visitou o papa João Paulo II em 1993 e o papa Bento XVI em 2009. No início de outubro do mesmo 2009, a convite do Santo Padre, Abuna Paulos falou na II Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos, abordando a situação do continente africano e os desafios que os povos africanos enfrentam.
Como membro da “família” das Igrejas ortodoxas orientais, a Igreja ortodoxa etíope Tewahedo participa oficialmente da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja católica e as Igrejas ortodoxas orientais. Em janeiro de 2012, o encontro da Comissão foi sediado em Addis Abeba por Sua Santidade Abuna Paulos I, que veio a falecer em 16 de agosto daquele mesmo ano.
Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário