domingo, 1 de fevereiro de 2015

EUA: senadores pedem criação de província autônoma para os cristãos no Iraque

A situação de sofrimento dos cristãos e de outras minorias obrigadas a fugir da planície de Nínive levantou a urgência de um compromisso direto do Departamento de Estado norte-americano em "apoiar a criação, por parte do governo iraquiano, de uma província administrativa autônoma na planície de Nínive" e em oferecer "apoio direto às forças locais de segurança encarregadas de proteger as minorias étnicas e religiosas vulneráveis no Iraque".
Estas propostas fazem parte da petição enviada por 17 senadores de várias orientações políticas ao Secretário de Estado John Kerry, instando o governo dos Estados Unidos a intervir junto às instituições iraquianas por mais proteção das comunidades cristãs autóctones, segundo informações da agência Fides.
Os senadores apelaram às disposições legislativas para o ano fiscal 2015, que preveem ações do Departamento de Estado em apoio a "programas para ajudar minorias étnico-religiosas". Eles citam também a lei FY15, de programação das atividades da Defesa Nacional, que autoriza o apoio às forças de segurança encarregadas de proteger as comunidades minoritárias do Iraque.
Na carta de 26 de janeiro, os senadores mencionam ainda o artigo 125 da constituição iraquiana, que garante a regulação legal dos "direitos administrativos, políticos, culturais e educativos de diferentes nacionalidades, incluindo os turcomanos, caldeus, assírios e todos os outros componentes".
A definição das comunidades cristãs iraquianas como entidades étnico-nacionais, contida também na atual constituição iraquiana, é apoiada e teorizada pelos círculos e grupos nacionalistas que são mais ativos nas comunidades da diáspora caldeia e assíria nos EUA.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário