sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A viagem do papa à Turquia e o caminho ecumênico realizado até aqui



O papa Francisco viajará à Turquia de 28 a 30 de novembro e permanecerá no país durante três dias, visitando Ankara e Istambul. Será a sexta viagem internacional do pontífice, depois de vir ao Brasil e de visitar a Terra Santa, a Coreia e a Albânia, além de ir ao Parlamento Europeu em Estrasburgo, na França, neste próximo dia 25 de novembro.
O papa visitará o mausoléu do fundador da moderna República da Turquia, Mustafá Kemal Atatürk, em Ankara, e o museu da antiga basílica e mesquita de Santa Sofia, assim como a Mesquita Azul, a Catedral do Espírito Santo e o Patriarcado Ortodoxo, em Istambul. Francisco é o quarto pontífice a ir oficialmente à Turquia, depois de Paulo VI em 1967, João Paulo II em 1979 e Bento XVI em 2006.
O Vicariato apostólico da Igreja católica latina de Istambul divulgou um comunicado em que agradece ao Santo Padre pela visita e explica o seu significado em relação à festa de Santo André, padroeiro da Igreja ortodoxa, em 30 de novembro.
Reproduzimos o texto na íntegra:
Comunicado do Vicariato de Istambul sobre a visita do papa Francisco à Turquia
Com todo o povo da Turquia e todos os homens e mulheres de boa vontade, a Igreja católica de Istambul se alegra por este momento histórico da visita que o papa Francisco fará a esta cidade de milenar tradição cristã. Convém recordar que o intercâmbio de visitas das duas Igrejas irmãs da Antiga Roma e da Nova Roma começou depois do encontro do beato papa Paulo VI e do patriarca Atenágoras I em Jerusalém, em 6 de janeiro de 1964. Nos anos seguintes, multiplicaram-se os encontros recíprocos. Em 30 de novembro de 1969, pela primeira vez, a Sé de Roma enviou uma delegação guiada pelo cardeal Willebrand para assistir à Festa de Santo André, padroeiro do patriarcado ecumênico de Constantinopla, aqui em Istambul. No ano seguinte, uma delegação deste patriarcado foi enviada a Roma para a Festa de São Pedro e São Paulo, padroeiros da Igreja de Roma. Desde então, este intercâmbio recíproco vem continuando sem interrupção e, em duas ocasiões, o papa veio pessoalmente à Igreja de São Jorge para festejar junto com os irmãos gregos ortodoxos a festa de seu padroeiro. Por sua vez, o patriarca ecumênico também participou várias vezes da festa dos padroeiros de Roma.
Por isso, a visita do papa Francisco se contextualiza nesta venerável tradição, porque, em palavras do patriarca Bartolomeu I, “queremos trabalhar intensamente e juntos pela santa causa da plena comunhão em Jesus Cristo”. Isto explica por que o papa Francisco participará de uma oração ecumênica na tarde do sábado, 29 de novembro, e na Divina Liturgia do domingo, 30 de novembro, no Fanar. Espera-se também uma declaração comum para continuar os esforços do diálogo ecumênico bilateral. Por motivo das relações diplomáticas entre o Estado Vaticano e o governo da República da Turquia, o papa chegará de Roma diretamente a Ankara, segundo o programa já estabelecido. Além dos discursos protocolares, vemos com gosto o gesto de boa vontade que o papa Francisco mostrará na visita ao presidente de Assuntos Religiosos, que evidencia a presença da Igreja católica na sociedade deste país e a abertura à convivência pacífica das religiões na promoção do diálogo islâmico-cristão.
O encontro do papa Francisco com o pequeno rebanho da Igreja da Turquia acontecerá durante a Eucaristia, sacramento de unidade em Jesus Cristo, que ele presidirá na Catedral do Santo Espírito de Istambul no sábado 29 de novembro de 2014, às 16 horas. Teremos uma concelebração inter-ritual das diferentes tradições da Igreja católica à qual assistirão os representantes das Igrejas do Oriente e das Igrejas protestantes. É significativo que os padroeiros da nossa Igreja local sejam São João Crisóstomo, patriarca de Constantinopla (século IV) e São João XXIII, delegado e administrador apostólico de Istambul (século XX), abraçando toda a história da presença cristã nesta cidade. Como conclusão da celebração eucarística, o patriarca ecumênico Bartolomeu I, junto com o bispo de Roma, papa Francisco, abençoarão a assembleia e todos os que se unirem espiritualmente a nós na Igreja e no mundo.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário