quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Tudo pronto para o Sínodo da Família

Tudo pronto para a III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que se realizará do 5 ao 19 de outubro de 2014, e que cujo tema é: "Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização".
"No domingo, 5 de outubro de 2014 às 10 horas, o Santo Padre Francisco celebrará a Santa Missa na Basílica de São Pedro, durante a abertura da Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos”, confirmou hoje o porta-voz da Santa Sé, Padre Federico Lombardi.
Lembrou também lembrou que a Missa e a homilia do Papa Francisco será precedida, na tarde do sábado, por uma vigília de oração organizada na Praça de São Pedro pela Conferência Episcopal Italiana.
"Não se exclui que o Papa possa cumprimentar os fieis durante a vigília”, disse o porta-voz, embora disse que a primeira intervenção oficial de Francisco no Sínodo será na homilia dominical, a ser seguida com umas palavras por causa do Angelus".
No sínodo dos bispos participarão 253 pessoas de todo o mundo. Dentre elas, 14 casais.
Esta primeira etapa, a assembleia geral extraordinária de todos os bispos, é "destinada a esclarecer o status quaestionis e recolher testemunhos e propostas dos bispos para proclamar e viver o evangelho de forma credível para a família"; a segunda, em 2015, a verdadeira e própria Assembleia Geral deverá "buscar linhas operacionais para a pastoral da pessoa humana e da família”.
O Sínodo vai usar o Instrumentum Laboris, que é o resultado de uma pesquisa promovida pelo documento preparatório, que incluía um questionário de 39 perguntas, que teve uma "acolhida positiva e uma resposta ampla, tanto do povo de Deus quanto do público em geral", disse no dia 24 de junho o Cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodo dos Bispos.
O Sínodo não decide, não é um parlamento, mas dá as pautas para que o Santo Padre possa tomar as decisões que julgar apropriado.
O tema da família é muito amplo e os bispos e cardeais apresentarão as suas diversas experiências. Será muito importante redescobrir a beleza da família, bem como os problemas específicos, como o das famílias emigrantes divididas ou reunidas, que afeta milhões de pessoas; ou dos jovens que não se casam; ou a devida formação e acompanhamento dos recém-casados​​.
Em várias ocasiões nos últimos meses, bispos e cardeais têm apontado que o tema da família deve ser tratado em toda a sua amplitude, não reduzindo o sínodo a um problema particular, como muitas vezes acontece na mídia.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário