segunda-feira, 13 de outubro de 2014

A bondade de Deus não tem confins, não discrimina ninguém

Após a celebração da Eucaristia na Basílica de São Pedro em ação de graças pela canonização dos dois evangelizadores do Canadá, o Santo Padre apareceu à janela do Palácio Apóstólico para a oração mariana do Angelus. Eis o texto na íntegra:

 
Queridos irmãos e irmãs, bom dia

No Evangelho deste domingo, Jesus nos fala sobre a resposta que é dada ao convite de Deus - representado por um rei - para participar de um banquete de núpcias (cf. Mt 22,1-14). O convite tem três características: a gratuidade, a extensão e a universalidade. Os convidados são muitos, mas algo surpreendente acontece: nenhum dos escolhidos concorda em participar da festa, dizem que têm mais o que fazer; na verdade, alguns demonstram indiferença, estranheza, até mesmo incomodo . Deus é bom para conosco, nos oferece gratuitamente sua amizade, nos oferece gratuitamente a sua alegria, a salvação, mas muitas vezes não acolhemos seus dons, colocamos nossas preocupações materiais em primeiro plano, os nossos interesses e também quando o Senhor nos chama, muitas vezes, parece nos incomodar.
Alguns convidados até maltratam e matam os servos que foram mandados para fazer convite. Mas, apesar da falta de adesão dos que foram convidados, o plano de Deus não é interrompido. Diante da recusa dos primeiros convidados, Ele não desanima, não suspende a festa, mas propõe novamente o convite estendendo-o indistintamente e envia seus servos para as praças e esquinas para reunir todos aqueles que encontram. São pessoas comuns, pobres, abandonados e carentes, bons e maus- mesmo os maus são convidados - sem distinção. E a sala se enche de "excluídos". O Evangelho rejeitado por alguns é inesperadamente acolhido em tantos outros corações.
A bondade de Deus não tem confins, não discrimina ninguém: por isso o banquete dos dons do Senhor são universais, são para todos. A todos é dado a possibilidade de responder ao seu convite, ao seu chamado; ninguém tem o direito de se sentir-se privilegiado ou pedir exclusividade. Tudo isso nos leva a superar o hábito de nos posicionar confortavelmente ao centro, como faziam os chefes dos sacerdotes e os fariseus. Isso não deve ser feito; devemos nos abrir às periferias, reconhecendo que mesmo aqueles que estão às margens, aqueles desprezados e rejeitados pela sociedade são objetos da generosidade de Deus. Todos nós somos chamados a não reduzir o Reino de Deus aos confins da "igrejinhas" – a nossa "igrejinha pequenina"- mas dilatar a Igreja à dimensão do reino de Deus. Mas há uma condição: vestir o habito nupcial, ou seja, testemunhar a caridade para com Deus e para com o próximo.
Confiemos à intercessão de Maria Santíssima os dramas e as esperanças de tantos irmãos e irmãs, excluídos, vulneráveis​​, fracos, rejeitados, desprezados, também aqueles que são perseguidos por causa da fé, e invoquemos a sua proteção para os trabalhos do Sínodo dos Bispos reunidos nestes dias no Vaticano.


Depois do Angelus

Queridos irmãos e irmãs,
esta manhã, em Sassari, foi proclamado Beato Padre Francis Zirano, da Ordem dos Frades Menores Conventuais: ele preferia ser morto do que negar a sua fé. Demos graças a Deus por este sacerdote e mártir, testemunha heróica do Evangelho. Sua fidelidade corajosa a Cristo é um ato de grande eloqüência, especialmente no atual contexto de perseguição contra os cristãos.
Neste momento, nossos pensamentos vão para a cidade de Gênova, mais uma vez duramente atingida por enchente. Garanto-vos a minha oração pelas vítimas e por aqueles que sofreram danos graves. Nossa Senhora da Guarda sustente o querido povo de Génova, nos esforços para superar a provação. Rezemos todos juntos a Nossa Senhora da Guarda: Ave Maria ... Nossa Senhora da Guarda proteja Genova!
Saúdo todos os peregrinos, especialmente as famílias e grupos paroquiais. Em particular, gostaria de saudar cordialmente o grupo de peregrinos canadenses que vieram a Roma para a Santa Missa de ação de graças pela canonização de François de Laval e Marie de l'Incarnation: dois santos que despertam nos corações dos jovens canadenses fervor apostólico.
Saúdo o grupo do office des persones handicapées, proveniente da França, as famílias do Colégio Reinado Corazón de Jesus, de Madrid, os fiéis de Segovia, os polacos aqui presentes e os que vieram promover obras de caridade por ocasião da “Jornada do Papa". Saúdo o grande grupo dos Amigos de São Colombano para a Europa, vindos por ocasião da abertura do XIV centenário da morte de São Colombano, grande evangelizador do continente europeu. Saúdo as Filhas de Maria Auxiliadora, participantes do Capítulo Geral, os fiéis da paróquia de Santa Maria Immacolata Carenno, e os representantes da diocese de Lodi reunidos em Roma para a ordenação episcopal do seu pastor, juntamente com os fiéis de Bergamo e Marne.
Desejo a todos um bom domingo. Por favor, peço que rezem por mim. Bom almoço e adeus!

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário