quarta-feira, 18 de junho de 2014

Bispos dos EUA apoiam 112 projetos na América Latina



Na reunião de 9 de junho, a Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB), através da subcomissão da Igreja na América Latina, aprovou o financiamento de 112 projetos, totalizando mais de US $ 1,7 milhão. Os recursos serão destinados para auxiliar o trabalho pastoral da Igreja no Caribe e na América Latina.
"Graças à generosidade dos católicos em todo o país fomos capazes de continuar a nossa missão de apoiar a Igreja na América Latina, ao aprovar os pedidos de subvenção, durante nossa reunião de junho", disse Dom Eusébio Elizondo, Bispo auxiliar de Seattle e presidente da subcomissão. "É uma coisa bonita, para testemunhar a partilha dos recursos dos Estados Unidos com as dioceses mais isoladas e com dificuldades financeiras da América Latina. Percebemos que essas doações capacitam e, mais importante, fortalecem e incentivam as pessoas, permitindo-lhes crescer em sua fé e compartilhá-la com os outros.”
Os principais países beneficiados são a Colômbia, Haiti, Peru, República Dominicana, México e Nicarágua. Na Colômbia, as organizações para a juventude receberão financiamento para workshops com finalidade de ajudar os jovens a crescer na fé e a trabalhar para construir a paz diante da violência local causada por guerrilheiros. Outra parte será destinada a seminaristas no Peru, provenientes de famílias muito pobres de duas  etnias indígenas do país. No Brasil, os missionários receberão treinamento e subsidio para o trabalho com as comunidades indígenas da Amazônia.
Outros projetos são para a formação de catequistas leigos e necessidades pastorais geradas pela migração. Alguns projetos são voltados para a educação e a formação das comunidades religiosas e agentes da Pastoral Familiar.
Além dos projetos financiados para a Igreja na América Latina, a subcomissão também aprovou seis projetos para a reconstrução da Igreja no Haiti, totalizando U$2.933.659. Os fundos destinados a esses projetos são provenientes de coletas especiais para a Igreja no Haiti, realizadas em 2010.
"A Igreja no Haiti está passando por um período de reconstrução e de renovação após o terremoto de 2010", destaca o Aarcebispo de Miami, Thomas Wenski, responsável pela subcomissão do grupo consultivo para o Haiti. "Precisamos manter o compromisso de caminhar com os nossos irmãos e irmãs na fé, e vê-los através destes projetos, até que eles tenham novamente um lugar para rezar.”
A ajuda da USCCB para o trabalho de reconstrução do Haiti é uma parceria com a PROCHE, entidade da Conferência Episcopal do Haiti.

Mais informações sobre a arrecadação para a Igreja na América Latina e os projetos  financiados podem ser encontrados on-line: http://www.usccb.org/catholic-giving/opportunities-for-giving/latin-america/index.cfm     

Fonte: Zenit.                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário