quinta-feira, 19 de abril de 2012

"A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja"

Teve início nesta quarta-feira,18, a 50ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, na cidade de Aparecida, São Paulo. O tema central do encontro é: “A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja”.

“Queremos que a Palavra de Deus seja assumida e proclamada em todas as nossas comunidades, paróquias e dioceses”, afirmou o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, em nota divulgada pela assessoria de imprensa.

Além do tema central proposto, a CNBB destaca a exposição das Comissões para a Amazônia e da Ação Missionária. Outros assuntos em pauta são: 20 anos do Catecismo da Igreja Católica, o Fundo da Solidariedade e as eleições para delegados do Sínodo dos Bispos, que abordará assuntos referentes à Nova Evangelização.

A Assembléia contará com dois momentos solenes. O primeiro, nesta quinta-feira, recordando o jubileu das 50 Assembléias gerais realizadas pelo episcopado brasileiro. O segundo, na próxima segunda-feira, 23 de abril, será dedicado ao jubileu dos 50 anos do início dos trabalhos do Concílio Vaticano II.

Outro assunto que será discutido durante a 50ª Assembleia será o Ano da Fé, que tem início em outubro. No penúltimo dia os bispos receberão informações sobre a Jornada Mundial da Juventude que se realizará de 23 a28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro - continuou a nota da CNBB- .

Na cerimônia de abertura estiveram presentes o prefeito de Aparecida, Antônio Márcio de Siqueira, e o reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli.

A Arquidiocese de Aparecida informou que o Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, fez a saudação e lembrou o primeiro encontro do episcopado em Belém (PA), no mês de agosto de 1954. Discorreu sobre o caminho trilhado nessas últimas décadas, agradeceu a todos que prepararam o encontro e pediu a luz do Espírito Santo para a realização do encontro.

Segundo informações da secretaria da assembleia, o grupo dos participantes e das equipes de serviço está composto do seguinte modo: bispos na ativa - 309; bispos eméritos -29; secretários executivos dos regionais - 17; assessores da Conferência - 13; funcionários e apoio - 11; convidados - 10. Deste modo, 348 bispos participam da assembleia e 72 pessoas compõem os grupos de apoio, totalizando 410 presentes no encontro.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário