quinta-feira, 19 de abril de 2012

Luzes e sombras da família no trigésimo aniversário da Familiaris Consortio

O bispo de Alcalá de Henares, dom Juan Antonio Reig Plá, abriu o ciclo de conferências da Semana da Família da diocese de Córdoba, Espanha, com a palestra "Luzes e sombras da família aos 30 anos da Familiaris Consortio". É a décima sétima edição do evento, que vai de 16 a 20 de abril no Palácio Episcopal.

O bispo de Córdoba, dom Demetrio Fernández, apresentou a conferência de dom Reig. Diante de mais de duzentas pessoas, o palestrante explicou a situação da família cristã concentrando-se na exortação apostólica do beato João Paulo II.

Reig afirmou que "as forças humanas não são suficientes, sozinhas, para construir o matrimônio", comentando que é de Jesus Cristo que brota o amor verdadeiro e que o matrimonio não é produto da cultura. “Não é suficiente querer amar-se. É preciso poder amar e poder construir no tempo uma história de amor que ninguém possa nos roubar”, afirmou. Além disso, ressaltou que "Jesus Cristo é quem torna possível viver a vocação ao amor".

Depois, a respeito das sombras ao redor da instituição familiar, o bispo disse que o grande edifício da família foi atacado nos últimos tempos e repassou fatos desde a revolução sexual de 1968 até a ideologia de gênero, manifestando que “o matrimônio percorre a via do próprio ser da pessoa” e que “Deus fez o matrimônio criando o homem e a mulher”. “Esta é a riqueza do Concílio Vaticano II”.

Reig refletiu ainda sobre a situação da família atualmente, destacando que a comunidade cristã deve ser reconstruída e que é preciso promover uma cultura da família. "Nossa época precisa da conversão. E só estando ancorados na Nova Evangelização é que poderemos responder a essas necessidades".

O bispo encerrou pedindo a Maria Santíssima que "não falte aos nossos povos na Espanha o vinho novo da redenção. Que ressoe bem forte a voz dos matrimônios e das famílias para o bem do nosso povo e para a glória da Santíssima Trindade".

"A família, sujeito da Nova Evangelização" será a segunda palestra deste ciclo, a cargo do vice-decano da Seção Espanhola do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre o Matrimônio e a Família, padre Juan de Dios Larrú.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário