quinta-feira, 16 de junho de 2011

Lituânia: encontro sobre nova evangelização na Europa

Pela primeira vez, os secretários-gerais e porta-vozes das conferências episcopais da Europa foram convocados para debater sobre a comunicação na Igreja e sobre a nova evangelização na Europa.

Em concreto, estão previstos dois encontros consecutivos do Conselho de Conferências Episcopais da Europa (CCEE) em Vilna: um encontro de secretários-gerais, de 16 a 19 de junho, e outro dos responsáveis de imprensa e comunicação das conferências episcopais, de 18 a 21 de junho.

O CCEE explica, em um comunicado, que os secretários centrarão sua atenção em aspectos específicos da nova evangelização, como a relação entre a cultura e a qualidade da fé para uma Igreja que se move; a vida espiritual e a pertença eclesial na atualidade frente a ritmos acelerados e ao estresse; e, finalmente, as estruturas e os carismas da Igreja.

Também haverá uma apresentação das atividades do CCEE e da Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE), assim como das próximas iniciativas nas quais participarão as conferências episcopais: a Jornada Mundial da Juventude (em Madri, de 16 a 21 de agosto de 2011); o Encontro Mundial das Famílias (em Milão, de 29 de maio a 3 de junho de 2012); e o Congresso Eucarístico Internacional (em Dublin, de 10 a 17 de junho de 2012).

Neste sábado, 18 de junho, os responsáveis de comunicação e porta-vozes das conferências episcopais se unirão aos secretários para compartilhar uma tarde de trabalho sobre “a organização da comunicação nas conferências episcopais da melhor forma possível, para cumprir sua missão, que consiste em anunciar o Evangelho, inclusive nas situações difíceis”, indica o comunicado.

Nesse mesmo dia, será apresentada uma primeira versão do EuroCathInfo – o site de informação institucional das conferências episcopais da Europa – e da intranet europeia, cujo início está previsto para este ano.

Do domingo à terça-feira de manhã, os porta-vozes refletirão sobre o tema da nova evangelização, baseando-se na experiência atual no continente europeu.

A reflexão de Vilna, explica o CCEE, se situa na perspectiva dos trabalhos da próxima assembleia do CCEE, que se realizará em 29 de setembro, em Tirana (Albânia). Nesse encontro, os presidentes das conferências episcopais abordarão o tema da nova evangelização junto ao prefeito do novo dicastério dedicado a isso, Dom Salvatore Fisichella.

Os trabalhos se realizarão a portas fechadas e se difundirá um comunicado final depois dos encontros.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário