sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ex-núncio em Moscou é condecorado pela Rússia

Dom Antonio Mennini, que até o ano passado foi núncio apostólico em Moscou e atualmente desempenha tal cargo em Londres, recebeu, no último dia 10 de junho, uma alta condecoração por parte do Estado Russo, segundo informa o Departamento de Relações Exteriores do Patriarcado de Moscou.

O arcebispo italiano recebeu a condecoração “Amizade”, um alto reconhecimento por parte da Rússia, que lhe foi entregue em Londres pelo embaixador russo na Grã-Bretanha, A. Jakovenko.

Por este motivo, o metropolita Hilarion Alfeyev, presidente do Departamento, enviou-lhe uma mensagem pessoal de felicitação, na qual reconhece seus “méritos no desenvolvimento das relações de amizade entre a Santa Sé e a Federação Russa”, assim como sua contribuição “para alcançar uma compreensão recíproca entre a Igreja Católica e a Ortodoxa Russa”.

O prelado ortodoxo reconhece que Dom Mennini “começou seu serviço na Rússia em um momento muito difícil para as relações entre ortodoxos e católicos”.

Destacou a estima do núncio pela “tradição do Oriente cristão e seu vivo interesse pela história, pelos costumes e pela vida moderna da Igreja Russa”.

“Isso lhe valeu a estima por parte dos ambientes eclesiásticos e leigos na Rússia”, reconheceu o metropolita Hilarion.

“Estou muito contente pelo fato de que, exercendo agora seu alto ministério de núncio apostólico na Grã-Bretanha, o senhor não tenha perdido o vínculo com a Rússia e com a Igreja Russa, onde é recordado por todos como um amigo sincero e um irmão em Cristo”, conclui a mensagem.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário