O Patriarcado de Lisboa vai ouvir o clero e os leigos sobre o tema da Nova Evangelização, tendo em vista a fase local de preparação da XIII Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos.
De 7 a 21 de outubro de 2012, os bispos de todo o mundo vão reunir-se para refletir sobre “A Nova Evangelização para a Transmissão da Fé Cristã”.
Nesse sentido, é solicitada a colaboração das dioceses na resposta a determinados pontos de reflexão apresentados no documento de trabalho de preparação deste Sínodo – Lineamenta –.
Em carta enviada às paróquias, movimentos laicais, escolas católicas e outras estruturas internas do Patriarcado, cardeal José Policarpo explica a iniciativa.
Ele constituiu uma equipe de trabalho que vai recolher e sintetizar as respostas aos Lineamenta, que serão depois enviadas à Conferência Episcopal, que “reunirá os contributos das diferentes Dioceses e os reenviará para Roma”.
No dia 4 de junho, o Conselho Pastoral Diocesano reuniu-se no Seminário dos Olivais para responder às perguntas do Lineamenta.
Constituído por fiéis leigos, religiosos, diáconos e sacerdotes, representantes de toda a diocese, o Conselho Pastoral Diocesano tem por finalidade investigar e examinar o que respeita às atividades pastorais da diocese e propor resoluções.
A nova evangelização – segundo explica o próprio texto dos Lineamenta – “é, antes de mais, endereçada a quantos se afastaram da Igreja nos Países da antiga cristandade”.
“Tal fenômeno, infelizmente, existe em vários graus, mesmo nos Países onde a Boa Nova foi anunciada nos últimos séculos, mas que ainda não foi suficientemente bem acolhida a ponto de transformar a vida pessoal, familiar e social dos cristãos.”
Nesta fase preparatória da assembleia do Sínodo, os Lineamenta pretendem promover a reflexão sobre a situação geral da questão enfocada, nas respectivas estruturas: dioceses, zonas pastorais, paróquias, congregações, associações, movimentos, etc.
As respostas destes organismos devem ser resumidas pelos responsáveis das Conferências Episcopais e outros organismos e enviadas à Secretaria do Sínodo dos Bispos até 1 de novembro de 2011.
Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário