sexta-feira, 9 de julho de 2010

Compostelanos se preparam para visita de Bento XVI

Bento XVI chegará a Santiago de Compostela em 6 de novembro na condição de peregrino, afirmou o arcebispo Julián Barrio na última segunda-feira, durante uma coletiva de imprensa realizada na sede do arcebispado, na qual foi apresentado o cronograma preliminar da visita papal.
A arquidiocese de Santiago de Compostela comemora neste ano o Ano Jacobino, celebrado quando a festa de São Tiago Apóstolo, em 25 de julho, cai num domingo. O próximo Ano Jacobino será em 2021.
"É a primeira vez na história da Igreja que um papa deseja comparecer" à celebração, disse o arcebispo, explicando que João Paulo II visitou a cidade em 1982 - também durante o Ano Jacobino - , "mas o fez por ocasião de sua visita pastoral à Espanha".
"Nesta ocasião, o Papa quis comparecer especialmente [para a celebração]. Disso deriva o caráter excepcional deste evento", destacou.
Dom Barrio informou que o cronograma definitivo deve ser oficializado em setembro pela Santa Sé. A visita de Bento XVI a Santiago envolverá três atos públicos: o primeiro será sua chegada ao aeroporto de Lavacolla ao meio-dia, onde será recebido pelos membros da Casa Real e por autoridades eclesiais e civis, nacionais, locais e das regiões autônomas.
O Papa estará acompanhado por seu secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, pelo mestre de Celebrações Litúrgicas, Dom Guido Marini, e por várias autoridades eclesiais e leigas.
"Queremos que o Papa, como peregrino da fé e testemunha do Cristo ressuscitado, encontre entre nós a melhor acolhida e a melhor hospitalidade que podemos oferecer", disse Dom Barrio.
Após ser transportado no papamóvel até a cidade, Bento XVI ingressará na Catedral de Santiago pela fachada de Azabachería. Lá orará por alguns instantes na Capela da Comunhão e poderá contemplar o Pórtico da Glória, local onde, segundo a tradição, jazem os restos de São Tiago.
Em seguida, o Pontífice seguirá para o palácio arcebispal para almoçar e repousar, para na sequência presidir a Celebração Eucarística na Plaza del Obradoiro.
Ao final da tarde, seguirá novamente ao aeroporto de Lavacolla, onde se dará sua despedida na presença de um número restrito de autoridades.
Dom Barrio disse que os frutos desta visita do Papa a Santiago de Compostela "serão descobertos não apenas ao longo deste ano, mas principalmente nos anos seguintes", e assegurou que Bento XVI "está ciente do significado de Santiago para a renovação da realidade europeia".
No domingo, 7 de novembro, o Pontífice visitará Barcelona, onde consagrará o templo da Sagrada Família concebido pelo famoso arquiteto Antoni Gaudí, em construção desde 1882. Lá celebrará uma Missa que deve contar com a participação de cerca de 10 mil fiéis.
O arcebispo de Santiago de Compostela concluiu sua intervenção dizendo que espera poder contar "com a maior presença possível, para manifestar nossas boas-vindas e nossa disponibilidade, e para dizer ao Santo Padre que no pouco ou no muito que podemos fazer, ele pode contar conosco, neste momento em que a Igreja peregrina deve caminhar entre a consolação de Deus e as tribulações do mundo".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário