São Tomé e Príncipe acolhe de hoje até o dia 9 de julho o IX Encontro Internacional das Igrejas Lusófonas, que tem como tema “A Igreja e a luta contra a pobreza”.
A iniciativa conta com a participação do arcebispo D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa; informa Agência Ecclesia.
O encontro vem na sequência do último Sínodo Especial para o continente africano, realizado em outubro do ano passado, em Roma.
De acordo com D. Manuel dos Santos, bispo do país anfitrião, a reunião “pretende ser sobretudo uma partilha de experiências, tendo em conta o tema, de modo a que juntos possamos encontrar soluções e ver projectos que nos pareçam positivos, neste empenho na luta contra a pobreza”.
Em declarações a Rádio Vaticano, o bispo destacou a importância destes encontros na promoção de uma “forte proximidade entre os países lusófonos e criação de laços de família mais profundos”, dando o exemplo da colaboração existente entre nações como Brasil e Guiné-Bissau.
No que diz respeito à realidade do seu país, D. Manuel dos Santos considera fundamental “uma aposta séria, efetiva, com planos concretos, na educação, para que todos tenham acesso à escola. E aqui a formação de professores também é essencial”.
Fala ainda na necessidade de uma “revolução moral, já que um dos principais problemas que São Tomé vive neste momento é uma certa desorganização social, a começar pela família, algo que leva a uma perca de valores que não ajuda em nada o país”.
O Encontro Internacional das Igrejas Lusófonas realiza-se a cada dois anos, passando rotativamente por todos os países de língua portuguesa.
Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário