quinta-feira, 1 de julho de 2010

30 anos da 1ª viagem de João Paulo II ao Brasil



Completam-se nesta quarta-feira trinta anos da primeira viagem apostólica de João Paulo II ao Brasil. Por ocasião desse evento, nós recordaremos hoje em nosso espaço de Memória Histórica alguns momentos importantes dessa viagem.
Ao meio-dia do dia 30 de junho de 1980 o Papa Wojtyla desembarcou no país e percorreu 13 cidades brasileiras em apenas 12 dias. A maratona teve um total de 30 mil quilômetros e momentos inesquecíveis, como a missa campal celebrada no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, que contou com a participação de 160 mil pessoas.
O Papa Wojtyla se encontrou com os sacerdotes brasileiros na Catedral de Brasília, em 30 de junho daquele ano, e lá celebrou a santa missa. Ele iniciou sua homilia dizendo:
INSERTO: "Ao celebrar esta primeira Eucaristia em terra brasileira, aos pés da Cruz, desejo professar juntamente convosco a verdade fundamental da fé e da vida cristã, que todo o Santo Sacrifício da Missa é uma renovação incruenta do Sacrifício oferecido na Cruz por nosso Senhor Jesus Cristo."
Essa primeira viagem de João Paulo II ao Brasil foi marcada pela expectativa dos brasileiros em receber pela primeira vez um papa no país e pela beatificação, em São Paulo, no dia 3 de julho de 1980, do jesuíta Pe. José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil. "A Cruz é símbolo da Fé. Ela foi plantada na história deste país, no coração e na vida de seus habitantes" – disse o Papa polonês – recordando os primeiros evangelizadores.
"Bem o compreenderam os primeiros evangelizadores - constelação de apóstolos, na qual refulge o Beato José de Anchieta -, quando procuraram propagar e aprofundar esta fé, quer entre os indígenas dispersos pelo imenso território, quer em melo aos colonizadores. Bem o compreenderam nos séculos seguintes, até os nossos dias, os missionários, catequistas e pastores preocupados em suscitar, defender e promover a fé. Bem o compreendem hoje quantos estão a serviço da Igreja - Bispos e sacerdotes, religiosos e leigos - pautando sua ação pastoral na consciência de que a missão da Igreja não se pode reduzir ao sócio-político, mas consiste em anunciar o que Deus revelou sobre Si mesmo e sobre o destino do homem. Consiste em propor Jesus Cristo e Sua Boa Nova de Salvação" - frisou o Papa Wojtyla.
João Paulo II presidiu também a missa de abertura do X Congresso Eucarístico Nacional, em 9 de julho de 1980, na cidade de Fortaleza no Ceará. Sobre esse evento ele disse: "Este Congresso Eucarístico brasileiro, o décimo na ordem, deve de modo particular, demonstrar e pôr em evidência o fato de que o Povo de Deus aqui sobre a terra vive da Eucaristia, que nela vai haurir as suas forças para as canseiras cotidianas e para as lutas em todos os campos da sua existência."


Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário