sexta-feira, 8 de abril de 2016

Hoje será apresentada oficialmente a exortação pós-sinodal do Papa sobre a família

hoje sexta-feira,  será apresentado no Vaticano a exortação final do Papa Francisco sobre os dois sínodos da família que tem como título “Amoris Laetitia”, sobre o amor na família.
O documento papal que o Papa quis colocar a data do 19 de março, festa de São José, será apresentado nesta sexta-feira às 11:30 de Roma, pelo cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodo dos Bispos; o cardeal Christoph Schonborn, O.P., arcebispo de Viena; e um matrimônio de professores universitários, Francesco Miano Miano e Giuseppina De Simone.
Como salientado em várias ocasiões durante o caminho sinodal, a doutrina não muda em nada. Recorde-se que o relatório final do último Sínodo de outubro afirma que a regra geral pode não ser igual para todos já que “o grau de responsabilidade não é igual em todos os casos, e pode haver fatores que limitam a capacidade de decisão. Portanto, ao mesmo tempo que a doutrina se expressa com clareza, é preciso evitar os julgamentos que não levam em conta a complexidade das diferentes situações, e temos de estar atentos à forma como as pessoas vivem e sofrem por causa de sua condição”.
Portanto, será fundamental o “discernimento” que permita ao bispo ou ao confessor avaliar caso a caso cada uma das situações. O mesmo poderia aplicar-se às pessoas que se encontram em situação irregular e que poderiam ser admitidas em papeis de ministerialidade laical, como padrinhos, testemunhas de bodas, leitores, ministros da eucaristia, catequistas, etc.
Mas será a exortação pós-sinodal que dará a resposta a estas questões, no Ano da Misericórdia, sem modificar a doutrina.
Também é certo que o Papa irá incentivar a aproximação dos matrimônios feridos à Igreja, bem como preparar melhor os casais que querem casar-se e acompanha-los de perto nos primeiros anos de matrimônio, como foi indicado várias vezes.
Os dois sínodos sobre a família foram uma longa jornada de reflexão sobre a família que começou com o primeiro sínodo extraordinário, do 5 ao 19 de outubro de 2014, preparado por meio de um documento com 38 perguntas sobre como os fieis vivem a sua fé. O segundo sínodo dos bispos começou no dia 5 de outubro de 2015, durou três semanas, e aprofundou sobre o tema: ‘A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo’.
O texto da exortação pós-sinodal estará disponível em italiano, francês, Inglês, Alemão, Espanhol e Português. A coletiva de imprensa de apresentação poderá ser seguida ao vivo pelo link: http://player.rv.va/ (Vatican Player da Rádio Vaticano). 
Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário