sábado, 9 de abril de 2016

“A perseguição e os sofrimentos fazem parte do testemunho cristão”

Nunca podemos dar testemunho sozinhos, mas sempre devemos fazê-lo com o Espírito Santo. Assim indicou o Papa Francisco na homilia da missa celebrada esta tarde com os membros do Centro Aletti.
A missa foi celebrada na capela “Redemptoris Mater”, localizada no Vaticano, no segundo andar do Palácio Apostólico e chamada também Capela Sistina dos nossos tempos. Está decorada com vários mosaicos que cobrem as paredes e o teto e foi terminada antes do Jubileu do ano 2000.
Referindo-se à primeira leitura em que os apóstolos saíram do sinédrio felizes por terem merecido ultrajes pelo nome de Jesus, o Santo Padre garantiu que este é “outro sinal do testemunho cristão”.
Neste sentido, fez questão de frisar que “o testemunho sempre perde”, porque “o testemunho sempre leva ao sofrimento, à perseguição”. Bem como ensina – recordou – a última das bem-aventuranças. Da mesma forma, o Papa afirmou que “a perseguição, os sofrimentos, são parte do testemunho cristão”.
Neste sentido, observou que alguns podem pensar que esta seja uma espiritualidade masoquista, mas esta é “a espiritualidade do Reino de Deus.”
Por outro lado, também lembrou às pessoas que não derramaram seu sangue, mas que vivem silenciosamente, sem julgar, dando testemunho de mansidão, “sempre perdem”, “não ganham”. O testemunho cristão – advertiu – não é para ganhar. “Se sigo Jesus Cristo para ganhar sigo o Deus dinheiro, o outro patrão”, acrescentou.
Por fim, o Santo Padre disse que ele gosta de rezar o terço na frente de um quadro de Nossa Senhora no qual ela está no centro do ícone. Nos braços tem Jesus. Na realidade – destacou – no centro é sempre Jesus que vem e Ela é a grande Mãe que fez possível este milagre do rebaixamento de Deus para caminhar como um de nós, para ser um de nós.
Ao concluir sua homilia, o Papa convidou a rezar uns pelos outros “para que Deus nos dê a graça de dar testemunho verdadeiro de Jesus Cristo com a força do Espírito Santo e também com as bem-aventuranças, da perseguição e da humilhação, coisas que o Senhor sofreu em sua vida”.
O Centro de Estudos e Pesquisas “Ezio Aletti” é um centro que se acrescenta à missão que a Companhia de Jesus desempenha no Pontifício Instituto Oriental. Os jesuítas abriram-no em um edifício doado à Companhia pela Senhora Anna Maria Gruenhut Bartoletti Aletti com o desejo de que se tornasse um centro de encontro e de reflexão intercultural.
O Centro Aletti é destinado, principalmente, “a estudiosos e artistas de inspiração cristã do centro e leste de Europa, cuja finalidade é facilitar o encontro com os colegas do oeste europeu. Encontrar-se na caridade favorece a atitude criativa que brota do estudo da memória e se deixa interpelar pelo devir de hoje”, explicam na sua página. Da mesma forma, destacam que o Centro promove a convivência de ortodoxos, católicos de rito oriental e latino estimulando-lhes o crescimento na própria Igreja, na caridade do único Cristo.
Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário