sábado, 2 de janeiro de 2016

Desde 23 de dezembro, nenhuma notícia do pe. Dhiya Azziz, pároco em uma das áreas controladas pelo Estado Islâmico

Ainda não há nenhuma notícia sobre o pe. Dhiya Azziz, franciscano de origem iraquiana raptado na Síria neste último 23 de dezembro. Pároco em Yacoubieh, Azziz foi visto pela última vez em um táxi que se dirigia de Lattakia para a sua cidade.

O pe. Azziz, que fará 42 anos em 10 de janeiro, acabava de voltar da Turquia, onde tinha ido visitar seus pais doentes e refugiados naquele país desde que a sua localidade, Karakosh, foi tomada pelo Estado Islâmico.

O rapto do franciscano pode ser obra dos terroristas islâmicos ou de bandos de criminosos comuns, que, com o resgate, financiam grupos jihadistas.

Não é a primeira vez que o pe. Azziz é vítima de sequestro: em julho, ele já sofreu um sequestro-relâmpago.

De acordo com declarações feitas à Rádio Vaticano pelo pe. Pierbattista Pizzaballa, custódio da Terra Santa, os franciscanos pensaram inicialmente que a captura fosse obra de alguém do exército, mas é mais provável que o pe. Azziz esteja nas mãos dos rebeldes.

Após a fuga dos cristãos de Karakosh, Azziz se ofereceu para ser pároco em Yacoubieh, uma das áreas mais perigosas da Síria dominada pelos fanáticos do Estado Islâmico.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário