quinta-feira, 17 de setembro de 2015

O C9 estuda o processo de seleção de novos bispos

O Papa Francisco e o Conselho de Cardeais concluiu nesta quarta-feira a sua reunião de três dias para discutir os temas relativos à reforma da Cúria. Esta foi a 11ª vez que se reúnem desde que o Papa criou este grupo.
Em uma sessão informativa, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o padre Federico Lombardi explicou aos jornalistas que nestes dias tomou-se em consideração a proposta para uma nova Congregação que incluiria “leigos, família e vida”. Neste sentido, ouviu-se o cardeal Dionigi Tettamanzi, encomendado pelo Papa nos últimos meses para aprofundar sobre a viabilidade desta proposta. No final das reflexões, "o Conselho apresentou uma proposta sobre este assunto, visando a implementação do projeto".
Por outro lado abordaram a proposta de uma nova Congregação dedicada à “caridade, justiça e paz”, continuando com as reflexões, mas sem amadurecer uma proposta conclusiva do Conselho.
Um novo tema tratado durante a reunião desta semana, foi a nomeação de novos bispos, “mais especificamente sobre as qualidades e qualificações dos candidatos à luz das exigências do mundo de hoje, e sobre a relativa coleta de informações”. A este respeito, o Pe. Lombardi indicou que o tema “deverá ser aprofundado e desenvolvido em relação aos Dicastérios competentes interessados”.
Também foi uma oportunidade para ouvir o recém-nomeado prefeito da nova Secretaria para a Comunicação, que expôs os seus primeiros passos dados e, em particular, sobre a “nomeação de um grupo de elaboração dos Estatutos da própria Secretaria”. O grupo de trabalho – explicou o porta-voz da Santa Sé – foi constituído e já começou as atividades.
Além do mais, o Conselho de cardeais e o Papa retomou a temática proposta na sessão passada sobre a questão dos abusos de menores, “analisando a fundo o modo de implementar as propostas formuladas, especialmente a possibilidade de acelerar a gestão dos numerosos casos pendentes”, explicou o Pe. Lombardi.
Finalmente, tomou-se em consideração um rascunho de preâmbulo da nova Constituição.
A próxima sessão, anunciou o padre Lombardi, está prevista para os dias 10, 11 e 12 de dezembro.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário