quinta-feira, 18 de junho de 2015

Laudato si', a nova encíclica apresentada no Vaticano

Nesta quinta-feira, no Vaticano, foi apresentada a nova encíclica do Papa Francisco, Laudato si’, “Um documento muito esperado”, indicou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Pe. Federico Lombardi. Acrescentou que "há um mês o Papa começou a preparar a encíclica. O último passo foi enviar aos bispos do mundo o texto da encíclica, acompanhado de uma nota manuscrita e traduzida em vários idiomas. Encabeçado pelo IHS o Papa indicou aos bispos: “No vínculo da caridade e da paz, na qual nós vivemos, te envio a minha carta Laudato si’”.
Em seguida, o Cardeal Peter Turckson, apresentou os palestrantes que estavam ali presentes e reiterou que a encíclica tem o nome do Cântico das Criaturas, Laudato sii".
Que tipo de mundo queremos transmitir aos que virão depois de nós. Qual é o propósito de nossa vida? Se não nos colocamos estas perguntas de fundo, nossas preocupações ecológicas dificilmente terão consequências significativas.
Ressaltou que o Papa indica a necessidade de "mudar de rota assumindo um compromisso com a defesa da casa comum". Reconhece que há mais preocupação no mundo sobre a degradação ambiental, e que "o ser humano é capaz de intervir positivamente, nem tudo está perdido".
O conceito de "ecologia integral", está no centro da encíclica, disse o cardeal, porque o Papa convida a interagir com Deus, com os outros seres humanos e com a criação.
"Não há duas crises separadas, a ambiental e a social, mas uma mesma crise sócio-ambiental" e a solução pede para se abordar o problema de forma integral, integrando os excluídos. A íntima relação entre os pobres e a fragilidade do planeta e que tudo está profundamente interligado.
E um convite para entender de outra forma a economia e o progresso. Isso requer debates sinceros e honestos, e uma rejeição da cultura do descarte e propor outro modelo de vida.
Os seis capítulos delineiam um percurso preciso, disse o cardeal, partindo dos melhores dados científicos disponíveis, de modo a dar uma base concreta para o que se segue. E, assim, foi listando as particularidades dos vários capítulos.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário