segunda-feira, 16 de março de 2009

Na África, papa verá onde a Igreja está em alta



Por Rachel Donadio


Cidade do Vaticano - Quando o papa Bento 16 embarcar para sua primeira viagem à África como pontífice na terça-feira, em que irá para Camarões e Angola, ele visitará o futuro da Igreja, se não o presente.Com uma das maiores populações católicas do mundo, estimada em mais de158 milhões de pessoas, a África é o continente onde a Igreja é ao mesmo tempo mais forte -em termos de números e vitalidade devocional- e mais fraca, inevitavelmente atingida pela pobreza, corrupção, conflito e doenças que afligem a sociedade como um todo.Espera-se que Bento toque nessas duas realidades em sua visita, que dá início a um ano de atenção à África, que culminará em outubro, quando os bispos do mundo se encontrarão para seu sínodo anual de um mês em Roma. Este ano, o tema é "A Igreja na África a Serviço da Reconciliação, Justiça e Paz".Na primeira parade em sua viagem de seis dias, em Camarões, país que fala inglês e francês, o papa deve apresentar o documento de trabalho do sínodo, que foi pedido pelo papa João Paulo 2º antes de sua morte em 2005.O documento deve tocar no papel da Igreja em promover a democracia e a justiça social; "aculturação", ou encontrar um equilíbrio entre o dogma católico ditado por Roma e as variedades de práticas locais; saúde; e as tensões na África entre católicos, muçulmanos e a população pentecostal de rápido crescimento no continente.Há muita coisa em jogo. Em 2025, um sexto dos católicos do mundo, ou cerca de 230 milhões de pessoas, deverá ser de africanos. O maior seminário do mundo fica na Nigéria, que faz fronteira com Camarões na África ocidental, e, no geral, a África produz uma grande porcentagem dos padres do mundo. O papa João 23 nomeou o primeiro cardeal africano em 1960. Agora há 16 cardeais da África, entre 192.Para a Igreja, a África é o continente "onde a Igreja aparece mais viva, aparece numa fase de expansão", diz Sandro Magister, um veterano jornalista italiano do Vaticano. "Mas essa expansão é muito frágil".Ele acrescentou que "mostra as características típicas da juventude e da adolescência: grandes ondas de sentimento e emoção, mas com raízes fracas"."Às vezes, dizem que o principal problema do Vatiano é que ele fica a 2 mil milhas ao norte", diz Philip Jenkins, professor da Universidade Estadual da Pensilvânia e autor de "The Lost History of Christianity"["A História Perdida do Cristianismo"], sobre a história antiga do cristianismo na África e na Ásia.Em seus mais de 25 anos como papa, João Paulo 2º fez 16 viagens à África, visitando 42 países. Sob vários aspectos, a África deveria parecer uma prioridade improvável para Bento 16, que em seus quatro anos de papado esteve profundamente preocupado em fortalecer a Igreja na Europa, onde seu status está cada dia menor.Ainda assim, em comparação com a Europa e os Estados Unidos, as Igrejas africanas tendem a assumir uma linha mais tradicional em assuntos como o homossexualismo e a família."Não só o cristianismo está prosperando naquela parte do mundo, mas parece ser um tipo de catolicismo bem conservador", diz o professor Jenkins. "Acho que ele tem grandes esperanças nas Igrejas mundiais do sul" e as vê "como um equilíbrio muito importante para as tendências liberais do norte".Mas a situação no local é rica e complexa. Muitos bispos africanos precisam estabelecer seus próprios parâmetros para equilibrar o catolicismo com o curandeirismo e os sacrifícios animais praticados por muitos paroquianos.A Igreja Católica também teme que o tribalismo possa enfraquecer sua autoridade mais universal, especialmente se os clérigos são vistos como pessoas com uma ligação forte com alguma etnia ou grupo tribal.Da mesma forma, pregar o evangelho na língua local pode atá-lo a um grupo étnico específico, mas ler na língua colonial apresenta outras complicações.Bento 16 vem tentando tomar medidas duras contra a tendência de muitos padres africanos se casarem. Falando aos bispos africanos em 2005, Bento 16 implorou a eles que "selecionassem com consciência os candidatos ao sacerdócio", e para encorajá-los "a se abrirem totalmente a servirem às pessoas assim como Cristo fez, abraçando a vocação do celibato".No mesmo discurso, Bento 16 falou da Aids pela primeira vez enquanto papa, classificando-a de "uma epidemia cruel" que "não só mata como também ameaça a estabilidade econômica e social do continente".Ele também declarou a posição do Vaticano em proibir o uso de preservativos. "O ensinamento tradicional da Igreja já provou ser a única forma segura de prevenir a disseminação do HIV/Aids", disse Bento então, reforçando seu aval ao "casamento cristão e a fidelidade"e à "castidade".Em sua viagem à África, o papa não deve falar novamente sobre a posição do Vaticano em relação aos preservativos, de acordo com o assessor de imprensa do Vaticano, reverendo Federico Lombardi. "A posição que temos é que é uma ilusão pensar que se pode solucionar o problema da Aids com preservativos", disse Lombardi. Em vez disso, acrescenta, a Igreja continuará a apoiar a educação, incentivar uma "sexualidade mais regular" dentro dos limites do casamento.Em muitos lugares da África, incluindo a Nigéria, o catolicismo e o Islã estão lutando por almas. Em Camarões, que faz fronteira com a Nigéria e tem uma significativa população muçulmana, o papa deve se reunir com clérigos muçulmanos.Na Nigéria e no resto da África, a Igreja está cada vez mais preocupada em perder terreno para as Igrejas carismáticas pentecostais. Nos últimos anos, essas Igrejas transformaram radicalmente a paisagem religiosa na América Latina, que tem a maior população católica do mundo.Nos anos 90, os bispos africanos foram chamados para ajudar a moderar os conflitos no Burundi e Moçambique, mas recentemente a Igreja tem desempenhado um papel cada vez menor nessas situações.Em Angola, que em 2002 emergiu de 15 anos de guerra civil, Bento 16 deve encontrar-se com políticos e diplomatas para falar contra a corrupção e afirmar o papel renovado que a Igreja espera desempenhar para cultivar a democracia e a sociedade civil na África.Ele também destacará os 500 anos da chegada do catolicismo na antiga colônia portuguesa e encontrará grupos que promovem o papel das mulheres na África.


Tradução: Eloise de Vylder

Nenhum comentário:

Postar um comentário