sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

João Paulo II retratado no Santuário de Fátima



Exposição reúne documentos fotográficos de 1952 a 1954


FÁTIMA, quinta-feira, 29 de janeiro de 2009.- O Santuário de Fátima inaugura no próximo dia 13 de fevereiro, no piso subterrâneo da Igreja da Santíssima Trindade, a exposição fotográfica «Karol Wojtyla, a fé, o caminho, a amizade. Excursões com os Amigos (1952-1954)».
A exposição foi proposta ao Santuário de Fátima pela Embaixada da República da Polônia em Portugal e a sua edição portuguesa é organizada por esta Embaixada e pela Universidade Católica Portuguesa; explica à Sala de Imprensa do Santuário Marco Daniel Duarte, um dos responsáveis do Museu do Santuário de Fátima.
A exposição fotográfica divide-se em quatro núcleos que mostram quatro tipos de caminhadas do grupo “Círculo”, grupo de oração e reflexão do qual fazia parte Karol Wojtyla quando dos seus trabalhos enquanto responsável pela pastoral universitária, em Cracóvia.
O âmbito cronológico dos documentos fotográficos é de 1952 a 1954. A frase do próprio Papa João Paulo II serve de legenda a esses quatro núcleos da exposição: «nas tradições do ‘Círculo’ incluem-se vários tipos de excursões a pé e de bicicleta, para além da canoagem e do esqui».
São esses os tipos de caminhadas que a exposição retrata: circuitos pedestres, prática de esqui, ciclismo e canoagem. Como o próprio pontífice virá, mais tarde, a escrever, «a história do ‘Círculo’ é, na verdade, a história das inúmeras excursões que marcaram profundamente os nossos corações».
A exposição é constituída por quase trinta expositores que mostram mais de oito dezenas de fotografias.
Apresentada pela primeira vez em Cracóvia, em Dezembro de 2006, depois de percorrer outros espaços na Polônia e noutros países, esteve patente, entre novembro e dezembro de 2008, na Biblioteca João Paulo II, na Universidade Católica, em Lisboa.
As fotografias históricas são da autoria de Jerzy Ciesielski e de Stanislaw A. Rybicki. A concepção da exposição é de Michal e Anita Michalak.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário