Sacerdote inglês cuja obra missionária na Amazônia lhe valeu um posto num livro em honra ao “clero heróico”, Pe. Peter Shekelton falou de sua experiência na cerimônia de lançamento da edição em língua portuguesa do texto, realizada em 17 de junho na igreja do Santíssimo Sacramento em Lisboa.
O livro “Sacerdotes Heróicos”, publicação da seção portuguesa da associação humanitária internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), é uma tradução da versão original em língua inglesa, “Heroic priests”.
Pe. Peter Shekelton – ex-bombeiro da cidade de Londres – ofereceu um testemunho de sua missão em uma das regiões mais remotas do Brasil.
Catarina Martins, diretor nacional da AIS Portugal, sublinhou a importância da participação do sacerdote no evento, tendo em vista o apoio que a instituição oferece ao seu ministério, inclusive fornecendo o combustível para o barco que utiliza para visitar as comunidades ribeirinhas da Amazônia.
“É o único sacerdote que visita aquela região, uma vez ao ano – explicou Martins. Com o apoio de um grupo de jovens, organiza a evangelização da população local.”
Pe. Shekelton trabalha também em São Paulo, evangelizando nas favelas da metrópole. No verão, visita as comunidades ao longo do rio Arari, um dos afluentes do Amazonas, pregando o Evangelho e levando os Sacramentos aqueles que não tem acesso a um sacerdote. A cada, ano, Pe. Shekelton visita mais de 30 povoados na Bacia Amazônica.
Discursando na ocasião do lançamento do livro, Pe. Shekelton descreveu como, quando iniciou suas vistas na região em 2003, a missa não era celebrada há dois ou três anos - um dos vilarejos próximos ao lago Canaçari não via um sacerdote há 5 anos.
Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário