sexta-feira, 27 de maio de 2016

IX Domingo do Tempo Comum

IX DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ciclo C
Textos: 1 Re 8, 41-43; Ga 1, 1-2. 6-10; Lc 7, 1-10
Ideia principal: A salvação de Deus é para todos, e não privilégio exclusivo de uma raça. Deus pede a fé em Cristo Jesus para que essa salvação se faça realidade.
Síntese da mensagem: Deus, abrindo a sua salvação a todos sem exceção, está demonstrando a sua grande e infinita misericórdia (1 leitura). Para nós será muito bom meditar na mensagem deste domingo, justamente quando estamos vivendo e celebrando o ano da misericórdia. Deus quer a salvação de todos. Só pede que o homem e mulher se aproximem de Deus com uma fé firme em Cristo Jesus e lhe exponha com humildade as suas necessidades (2 leitura e evangelho).
Pontos da ideia principal:
Em primeiro lugarSalomão deixa bem claro na primeira leitura de hoje que a salvação é universal. Por isso eleva a sua oração a Deus para que escute não somente os judeus que virão ao templo, mas também os pagãos e estrangeiros. Deus não é somente o Deus monopólio de Israel, mas o Deus de todo o mundo. É o Deus de todos e, por conseguinte, todos deverão conhecê-lo na oração, honrá-lo no culto e ter as mãos abertas para receber toda classe de graças que o bom Deus quiser conceder-lhes, para depois reparti-las com os outros. Salomão mostra aqui um espírito universal, que logo não imitarão desgraçadamente muitos povos. Quanto custou ao profeta Daniel abrir-se a esta salvação universal oferecida por Deus e até mesmo fica bravo com Deus, por ser tão clemente e misericordioso.   
Em segundo lugarPaulo na segunda leitura coloca em guarda com relação aqueles que querem anunciar outro evangelho distinto que certamente não levará a essa salvação. Paulo escreve aos Gálatas, que eram pagãos antes de tornarem-se cristãos. Pregou-lhes a fé em Cristo e eles se aderiram a esta fé, aceitaram o batismo e obtiveram as graças de Deus para conseguir a salvação. Porém, mais tarde chegaram alguns judaizantes perturbadores dizendo-lhes que, ademais da fé em Cristo, necessitavam a observância da lei antiga de Moisés (circuncisão, observâncias alimentarias, pureza ritual). Paulo é firme e forte: basta a fé e a adesão a Cristo para se salvar. É certo que a fé em Cristo nos pedirá coerência de vida, isto é, faz-nos agir e realizar as “obras da fé”, e não tanto as obras da lei, com as quais os judeus acreditavam alcançar para eles a salvação.   
FinalmenteCristo no Evangelho, louvando a fé desse centurião romano, abriu a sua mão compreensiva a esse criado a ponto de morrer e ofereceu a sua salvação a esses pagãos. Esse oficial pagão tinha a alma preparada para receber essa salvação oferecida por Deus, porque era um homem bom, honesto e humilde, simpatizante do povo de Israel, tanto que tinha construído para eles a sinagoga. Os mesmos judeus o reconheceram diante de Cristo. Jesus fica admirado com a atitude do centurião e elogia a sua fé, que lhe arrancou o milagre para o seu servo. Se tiver algo claro no evangelho de Lucas, que nos acompanha neste ano litúrgico, é justamente a salvação universal trazido por Cristo, desde que nasce em Belém. Depois, quando Jesus sai para pregar presta atenção aos marginalizados, louva o leproso estrangeiro ou o samaritano que teve entranhas de misericórdia com esse machucado na beira do caminho. Jesus, curando o criado do centurião romano, pertencente às “forças de ocupação”, hoje diríamos, está demonstrando-nos que a sua salvação não tem fronteiras nem pede passaporte nem papéis, como exigem os países quando as pessoas viajam; a feliz, chata e cansada burocracia que todos sofremos. Cristo abre o seu coração e a sua salvação a todos, sem distinção de raça, língua, cor. Só pede fé Nele. Ele é o único e universal Salvador (cf. “Dominus Iesus”, Declaração da Congregação da Doutrina da fé, 6 de agosto de 2000). Cristo é o único mediador da salvação de Deus (1 Tm 2,5). A Igreja leva mais de dois mil anos pregando-o: “Em nenhum outro há salvação, porque não existe outro nome debaixo do céu dado aos homens, no qual possamos ser salvos” (Atos 4,12).    
Para refletir: Sou de mentalidade aberta ou fechada em alguma classe de racismo ou nacionalismo? Sei reconhecer os valores que têm os “outros”, os que não são da nossa cultura, raça, língua, religião? Sei dialogar com eles, ajudá-los no que posso? Reconheço que a verdade e o bem não são exclusivamente minhas? Alegro-me em saber que Deus é um Deus aberto, universal, que “faz sair o sol sobre justos e pecadores”? Inclusive permanecendo fiel e coerente na minha fé e pregando com convicção esta verdade “Em Cristo todos podem ser salvos”, sou uma pessoa aberta ao diálogo e ao respeito dos que pensam diferentemente de mim?
Para rezar: Senhor, que a vivência da Eucaristia nos ensine e nos estimule a viver este universalismo na nossa vida cristã, pois é na Eucaristia onde formamos uma assembleia comunitária heterogênea, mas fraternal, com pessoas de cultura e de idade distinta. É aí, Senhor, onde elevamos na oração universal as nossas súplicas a Deus, solidarizando-nos com todo o mundo. É aí, meu Deus, onde no gesto simbólico de paz damos e desejamos paz para os vizinhos. E é aí, onde comemos o único pão partido, sentindo-nos irmãos uns dos outros, porque cremos em Vós, Cristo Jesus.
Qualquer sugestão ou dúvida podem se comunicar com o padre Antonio neste e-mail: arivero@legionaries.org
Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário