quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

CELAM unifica três centros propondo uma Igreja em saída

O Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) unificou seus três setores pastorais e de estudos para a América Latina: o teológico, o bíblico e o observatório pastoral em um mesmo órgão, o Centro Bíblico Teológico Pastoral para a América Latina e o Caribe, cuja sigla é CEBITEPAL.
O Cardeal Ruben Salazar disse que "a consolidação do CEBITEPAL, à luz do Plano Global" é uma de suas prioridades como presidente do CELAM para o quadriênio 2015-2019.
O secretário-geral do CELAM e o reitor CEBITEPAL, monsenhor Juan Espinoza, explicou que o novo setor pretende ser um lugar onde os melhores professores da América Latina e do Caribe tenham um lugar para se encontrarem, para investigar e oferecer sua ciência. Mas também onde possam enriquecer a muitos estudantes, agentes pastorais leigos, religiosos, sacerdotes e bispos do continente.
O vice-reitor pastoral, padre Moises Perez também destacou que a CEBITEPAL "é uma realização do CELAM, que sempre teve uma vocação formativa”. O diretor da Escola Bíblica, padre Guillermo Acero, indicou que a profunda comunhão entre as três escolas, criará sinergias.
Sobre a unificação dos três órgãos, a Dra. Susana Nuin, diretora da Escola social enfatiza que com esta nova formação os caminhos da ITEPAL, com mais de 40 anos, da CEBIPAL e da OBSEPAL, com mais de uma década, buscam "manter e reforçar esta rica experiência formativa, reflexiva e investigativa, acrescentando o bônus de uma interdisciplinaridade e da interculturação que, pelas características do Centro, estão relacionadas com a dimensão latino-americana".
O diretor da Escola Teológica, Dr. Patricio Merino Beas, conclui a entrevista indicando que o CEBITEPAL com suas três escolas, pretende levar a cabo sua missão, em espírito de comunhão e participação, através do ensino, da pesquisa e de outros serviços, com as características próprias da teologia e a metodologia latino-americana.
Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário