sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Clima: "O tempo para encontrar soluções globais está se esgotando"

Nos primeiros 12 dias de dezembro, a cidade de Lima e o povo do Peru teve a honra de receber a XX Conferência dos Estados Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, cujo programa tem como objetivo verificar o andamento da aplicação deste instrumento jurídico, de conteúdo crucial no presente momento histórico.
Em vista do evento, o Papa Francisco enviou uma mensagem a Manuel Pulga Vidal, ministro do Meio Ambiente da República do Peru e Presidente da XX Conferência sobre Mudanças Climáticas- Lima, para expressar sua proximidade e encorajar os organizadores e participantes, para que "o trabalho destes dias sejam realizados com ‘espírito’ aberto e generoso".
"O que vocês discutem afeta toda a humanidade, especialmente os pobres e as gerações futuras", afirmou o Santo Padre. "É uma grave responsabilidade ética e moral", acrescenta.
O Pontífice destaca também que é significativo que "a Conferência aconteça nas costas adjacentes à corrente marítima de Humboldt, que une em um abraço simbólico os povos da América, Oceania e Ásia e que desempenha um papel fundamental no clima do todo o planeta".
"As consequências das mudanças climáticas - diz ele - que já sentimos dramaticamente em muitos estados, especialmente nas ilhas do Pacífico, nos lembram da gravidade da negligência e da omissão."
"O tempo para encontrar soluções globais está se esgotando", disse Francisco, destacando ainda que é possível encontrar soluções adequadas "se agirmos juntos e concordes."
De acordo com o Santo Padre, existe um "claro, definitivo e inadiável imperativo ético de agir": "A luta eficaz contra o aquecimento global só será possível através de uma resposta coletiva responsável, que ultrapassa os interesses e comportamentos particulares, desenvolvidos sem pressões políticas e econômicas.”
Uma resposta coletiva capaz de superar a "desconfiança" e promover "uma cultura de solidariedade, de encontro e de diálogo; capaz de mostrar a responsabilidade de proteger o planeta e a família humana".
Bergoglio, "de coração", em seguida, reiterou o augúrio "que na Conferência de Lima, bem como nos encontros sucessivos que serão decisivos para as negociações sobre o clima, se coloque em ato um diálogo imbuído da cultura e dos valores que a alimentam: justiça, respeito e igualdade".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário