No próximo dia 25 de março, solenidade da Anunciação do Senhor, será inaugurado, na cidade de Nazaré, um parque temático no qual se poderá redescobrir a história bíblica da salvação, com as novas tecnologias interativas e cinematográficas.
O Centro Maria de Nazaré surgiu por iniciativa da associação Maria de Nazaré e da Comunidade ‘Chemin Neuf', a poucos metros da Basílica da Anunciação, e abrirá as suas portas a centenas de milhares de peregrinos que visitam a cidade de Galileia, assim como à população local.
A inauguração será presidida pelo patriarca latino de Jerusalém, Sua Beatitude Fouad Twal, e participarão Dom Giacinto-Boulos Marcuzzo, bispo vigário do Patriarcado Latino de Israel, Ramiz Jaraisy, prefeito de Nazaré, e outras personalidades civis e religiosas.
"Lugar de aprofundamento bíblico, o Centro coloca todos os modernos meios técnicos ao serviço do conhecimento e do encontro com Maria e da descoberta da fé cristã. Ele está localizado em monumentos históricos renovados de forma excepcional, a poucos passos da Basílica da Anunciação, com jardins e terraços panorâmicos", diz Olivier Bonnassies, diretor-executivo da Associação Maria de Nazaré.
Na inauguração, a Associação, que construiu o centro, vai entregar suas chaves ao Pe. Laurent Fabre, fundador da Comunidade ‘Chemin Neuf', nova realidade eclesial, de vocação ecumênica, que será responsável pela recepção e gestão do centro.
Às 17h, uma celebração ecumênica reunirá representantes de diferentes igrejas da Terra Santa. No dia seguinte, o Centro abrirá oficialmente suas portas para o público.
Os peregrinos poderão imergir-se em "um espetáculo multimídia, com os recursos estéticos e pedagógicos das modernas técnicas audiovisuais e, ao passar pelas quatro grandes salas, poderão percorrer os momentos essenciais da história da salvação e o lugar da Virgem Maria nas Escrituras", explica o diretor.
"Em uma área de 4.400 metros quadrados, poderão visitar a Capela da Adoração, que oferece uma vista única sobre a Basílica, os jardins bíblicos, em terraços panorâmicos com vista para toda a cidade de Nazaré, a lanchonete, recriada em uma grande sala com arcos, e uma loja."
O Centro promove o diálogo inter-religioso, mostrando, em uma sala, como a Virgem Maria é percebida pelas Igrejas do Oriente, no Alcorão e enquanto mulher judia.
"Esta vocação de unidade explica que a iniciativa seja apoiada unanimemente pelas igrejas locais da Terra Santa. O bispo Marcuzzo, que acompanha o projeto, ofereceu firmemente seu apoio a esta obra de esperança, unidade e paz", conclui a Associação Maria de Nazaré.
Representantes judeus e muçulmanos da Galiléia também deram o seu apoio à iniciativa.
Mais informações: www.maryofnazareth.com
Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário