Uma delegação da Santa Sé realiza a já tradicional visita ao patriarcado ecumênico de Constantinopla com motivo da festa de Santo André, que se celebra nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
A iniciativa marca-se no habitual “intercâmbio de delegações pelas respectivas festas dos santos patronos, a 29 de junho em Roma para a celebração dos santos Pedro e Paulo e a 30 de novembro em Istambul, para a celebração de Santo André”, comunicou nessa segunda-feira a Sala de Imprensa da Santa Sé.
A delegação vaticana está guiada pelo presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o cardeal Kurt Koch. O acompanham o secretário do dicastério, bispo Brian Farrell, e o oficial da Seção Oriental do mesmo, Andrea Palmieri. Em Istambul, irá se unir à delegação o núncio apostólico na Turquia, arcebispo Antonio Lucibello.
O comunicado da Santa Sé explica que “a delegação da Santa Sé participará na solene Divina Liturgia presidida por Bartolomeu I, na igreja patriarcal do Fanal”.
Também “haverá um encontro com o patriarca e conversações com a Comissão sinodal encarregada das relações com a Igreja católica”, acrescenta o texto.
Segundo a tradição, André pregou na Grécia, no mar Negro e no Cáucaso, e foi o primeiro bispo de Bizâncio, um cargo que finalmente se converteria no patriarcado de Constantinopla. Por isso, é considerado cabeça da Igreja ortodoxa grega.
A tradição conta que foi crucificado em Acaya, em uma cruz em forma de “X”. Seus restos mortais, enterrados em Constantinopla, foram encontrados pelos cruzados no século XIII, e devolvidos pelo Papa Paulo VI à Igreja ortodoxa em 1964.
Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário