quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Argentina: doutrina social da Igreja em universidade pública

Como resultado de um acordo assinado na Argentina entre o arcebispado de Mercedes-Luján; a Universidade Nacional do Noroeste (UNNOBA), da província de Buenos Aires, e o Centro de estudos da Doutrina Social da Igreja “João Paulo II” (CEDSI), realizou-se um curso introdutório da Doutrina Social da Igreja na cidade de Junín, sede da UNNOBA.

Durante o ato de encerramento do curso, o presbítero Carlos Olguín Reguera disse ser “uma enorme satisfação contar com o apoio de uma Universidade Pública”. E observou: “Nos enche de alegria, felicidade e esperança a possibilidade de juntos poder semear valores desde o âmbito acadêmico”.

A doutora Susana Nuin, responsável pelo encerramento do curso, sublinhou que, dada a repercussão positiva da iniciativa na cidade, “poderíamos começar em 2011 com a licenciatura em Doutrina Social da Igreja”, que já existe em outras 8 dioceses da Argentina.

Conforme explicou o doutor Carlos E. Ferré, diretor do CEDSI, “a licenciatura em Doutrina Social da Igreja tem um itinerário pedagógico de dois anos e um reconhecimento acadêmico”.

O presidente da associação civil São Tomás Moro, Jorge E. Benedetti, disse que “a ideia era fazer deste curso introdutório um campo propício para descobrir a importância da Doutrina Social da Igreja”.

“A licenciatura é mais que um curso acadêmico. Os estudantes realizam um trabalho de campo para a aplicação concreta dos princípios da Doutrina Social da Igreja, cujo objetivo é a transformação da realidade”.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário